Fundos de investimentos multimercado: saiba o que são

Ao abrir a sua conta na corretora, muito provavelmente você se deparou com alguns fundos de investimentos. Na verdade, o mercado tem milhares de fundos, cada um com sua estratégia, seus rendimentos e suas gestores. E com essa grande quantidade, às vezes fica difícil escolher os melhores fundos de renda fixa e os melhores fundos de renda variável. E para solucionar esses problemas, o mercado já criou os fundos de investimentos multimercado.

Essa modalidade de investimentos são mais arriscados que os fundos de renda fixa, mas possuem um menor risco em comparação com a renda variável. Apesar disso, esses fundos têm grande diversificação de produtos e pode atender as demandas de todos os investidores.

O que são fundos de investimentos multimercado?

Esses fundos de investimentos multimercado são fundos que diversificam seus patrimônios em diversos tipos de investimentos. São fundos que também têm diferentes estratégias, mas que no geral consistem em grande diversificação com valores acessíveis à maioria dos investidores.

Esses fundos investem, sim, em ações, mas também têm dinheiro investido em títulos públicos e crédito privado. Além disso, diferentemente de todos os outros tipos de fundos, ele também investe em ouro, criptomoedascommodities e todos os outros investimentos alternativos. Por isso, esses fundos conseguem se proteger melhor em momentos de crise. Nos fundos de investimentos multimercado, inclusive, existem fundos específicos para crises, que são os fundos de hedge.

Por esse formato, os fundos de investimentos multimercado são altamente buscados pelos investidores internacionais quando querem investir no Brasil. Isso porque esses fundos são bastante diversificados e permitem, com um único produto, investir na grande maioria dos setores da economia.

fundos de investimentos multimercado
Foto: Pexels

Como escolher os melhores?

Na busca pelo melhor fundo multimercado, o investidor precisa ter alguns filtros para buscar apenas as melhores opções na carteira. Para isso, ver a taxa cobrada, a estratégia e a idade do fundo são extremamente interessantes na hora de escolher a sua opção de investimento.

Na parte da taxa, as taxas não devem ser maiores que 1%. Quanto menor a taxa, melhor, em tese. Isso porque taxas muito grandes podem comer a sua rentabilidade ao longo do tempo, fazendo com que você perca dinheiro. Além disso, fundos que precisam de taxas grandes normalmente não são eficientes em seus processos e, por isso, não são confiáveis.

Sobre as estratégias, os fundos precisam falar como investem o seu dinheiro, mesmo que não precisem falar especificamente onde investem. Apesar disso, você pode ver qual se adequa melhor à sua estratégia, dado que os fundos investem mais ou menos em ações, que são os investimentos mais arriscados. Por isso, fundos com menos exposição em ações, são, em teoria, mais seguros. E somente esses fundos podem fazer tudo junto.

Em relação à idade, analistas recomendam que o investidor busque apenas fundos com mais de 1 ano de mercado. Isso porque os fundos vão se consolidando à medida que a experiência e o mercado andam.

Por isso, os fundos de investimentos multimercado são muito bons para pessoas que querem investir em muitos produtos com pouco trabalho.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.