Uma vez que cuidar de costela-de-adão: 4 dicas para manter a vegetal linda

A costela-de-adão é uma vegetal tropical que dá muito mais charme, cor e vida para a decoração de seu lar. Ela fica linda em vasos, garantindo mais estilo e personalidade para o espaço.

No entanto, para conseguir esses resultados é importante saber cuidar da vegetal. E porquê fazer isso? A seguir, apresentamos 4 dicas de porquê cuidar da costela-de-adão. Confira e adote todas!

  1. Zelo com a iluminação do lugar

A costela-de-adão é uma vegetal tropical, originária da mata fechada e com cobertura de árvores altas. Por isso, o ideal é deixar a vegetal em um lugar que simule esse envolvente.

Logo, mantenha a costela-de-adão em um lugar com luz indireta ou que roupão o sol somente uma secção do dia, de preferência de manhã ou no final da tarde.

Se você notar que as folhas da vegetal estão amarelando, isso é um sinal simples de que está recebendo muita luz. Mude a vegetal para um lugar menos iluminado durante o dia.

  1. Regue corretamente sua costela-de-adão

Há uma regrinha simples que te ajuda a entender a urgência de rega de qualquer vegetal: quanto maior for a folha, mais chuva ela precisa, pois o líquido tende a evolar com facilidade.

A costela-de-adão tem folhas grandes, por isso precisa de um pouco mais de chuva do que outras vegetais. Recomenda-se que faça a rega duas vezes por semana, no mínimo. Se estiver muito calor, aumente a frequência.

No inverno, é verosímil reduzir a rega, porque a vegetal retém mais chuva naturalmente. Em dias mais frios, regue a plantinha a cada 15 dias.

Um pormenor importante: não exagere na quantidade de chuva! Antes de regar, enfie seu dedo alguns centímetros na terreno e verifique se ela está úmida. Em caso positivo, adie o processo por alguns dias.

Ao realizar a rega, coloque chuva somente para deixar a terreno úmida. O excesso não é recomendado, porque ele pode apodrecer as raízes da vegetal, aumentando o risco de que morra ou seja atacada por pragas, porquê fungos.

  1. Troque a vegetal de vaso

O ideal é que faça a troca de vaso a cada dois anos, para que a vegetal continue crescendo com saúde. Se mantê-la no mesmo vaso, ela tem seu desenvolvimento restringido.

Ao realizar a troca, sempre escolha um vaso maior do que o original. Outro pormenor importante sobre o recipiente é que ele deve ter furos na secção subordinado, para escoamento da chuva da rega.

Opte por um solo com boa drenagem, para não reter muita chuva da rega. Para isso, basta colocar barro expandida ou brita no fundo do vaso, fazendo uma classe com o material.

Siga o replantio da costela-de-adão colocando uma manta de drenagem, que é opcional, mas interessante para prometer que a chuva da rega não fique totalmente presa no vaso.

Logo, finalize utilizando um substrato para plantio ou faça uma mistura de terreno vegetal e areia de construção (lavada). Coloque no vaso, posicione a vegetal no meio e finalize com mais substrato.

  1. Limpe as folhas da costela-de-adão

Indica-se que limpe as folhas da vegetal quando identificar que elas estão acumulando pó. Para fazer esse processo é simples: basta passar um tecido úmido com delicadeza, tendo o zelo de não amassar ou quebrar as folhas.

Ao remover essa classe de pó, a vegetal consegue realizar a fotossíntese com maior facilidade. Dessa forma, cresce saudavelmente e se mantém em bom estado por muito mais tempo, embelezando sua mansão.

Fácil, não é mesmo? Seguindo essas dicas simples e fáceis sua costela-de-adão ficará sempre formosa e verdinha, garantindo para a decoração de seu lar muito mais personalidade!

Veja também: 5 dicas para deixar a casa cheirosa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.