InícioRenda VariávelCommoditiesCommodities, como e onde comprar?

Commodities, como e onde comprar?

Você sabe o que são as commodities? Estes são produtos que ainda não passaram por muita industrialização, em outras palavras, matérias-primas. O Brasil é um grande exportador destas. É possível investir em commodities na bolsa de valores de diferentes formas. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto e não perder oportunidades continue a leitura.

Exemplos de commodities

Algumas das commodities mais famosas são os vegetais, como a soja, o milho, o café e o arroz. Portanto, é possível negociar estes produtos na bolsa e ganhar algum dinheiro em cima do meio agrícola.

Ainda no mundo dos campos e das fazendas é possível investir em carne e proteína animal. Estas commodities geralmente são chamadas de “boi gordo” e podem ser encontradas na bolsa de valores brasileira.

Porém, é importante lembrar que estas não são as únicas oportunidades. É possível escolher aplicar em minerais também. Sendo assim, o ouro, a prata e o petróleo também são classificados como commodities.

Estes produtos estão disponíveis na bolsa e são passíveis de negociação. Portanto, se quer conhecer maneiras de comprá-los continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

Como comprar?

Em primeiro lugar é possível comprar as commodities na modalidade de mercado futuro. Já fizemos um texto sobre o assunto aqui no Sua Finança, recomendamos a leitura para que saiba como funcionam os investimentos neste ramo da renda variável.

Em seguida, também é possível investir em commodities comprando ações de empresas na área. Portanto é possível comprar ações da Petrobrás, Vale para minérios, ou JBS para aplicar com carne.

Esta é uma maneira de aplicar de forma individual em alguma empresa que esteja em alta na qual você tenha previsto um retorno financeiro. Por isso, pesquise bem o mercado antes de colocar seu dinheiro em uma ação.

Por último, ainda existem os ETFs para ganhar dinheiro na área. Estes são diversificados e atingem as diferentes vertentes das commodities, o subtítulo a seguir tratará apenas sobre eles.

ETFs para investir em commodities

Na bolsa brasileira, a B3, não existe nenhum ETF que se beseia no índice de commodities e reúna as ações dessas empresas. Sendo assim, é impossível encontrar um ETF que seja diretamente ligado às commodities.

Porém, existe o ETF “MATB11”, esse tem por sua base o Índice de Materiais Básicos. Neste grupo estão empresas que produzem muitos produtos parecidos com as matérias-primas. Estas são, por exemplo, Suzano, Klabin, Gerdau e Vale.

No mercado estrangeiro existem ETFs especializados em cada uma das procuras. Por isso, caso queira fazer aplicações em commodities na área do ouro é possível escolher os ETFs “GLD” ou “IAU”.

Por outro lado, a prata está presente nas siglas “SLV” e “AGQ”. Para finalizar os minérios vale a pena falar de “IXC” e “USO”, dois ETFs que têm as suas operações focadas em empresas da área do petróleo.

Já se você está procurando entrar no universo dos produtos agrícolas, temos duas opções para você. Estas são os ETFs “DBA” e “VEGI” que reúnem estas commodities.

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS