InícioRenda FixaTesouro DiretoTaxa Selic aumentou, e agora onde devo investir?

Taxa Selic aumentou, e agora onde devo investir?

A Taxa Selic aumentou de 3,5% para 4,25% ao ano no dia 16 de junho. Você sabe quais são os impactos dessa medida na sua vida e investimentos? Leia o texto a seguir para saber que medidas tomar e como ser beneficiado.

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é o valor dos juros no Brasil. Sendo assim, podemos dizer que atualmente os juros no nosso país são de 4,25% ao ano. O Banco Central, por meio do COPOM, é responsável por revisar e subir ou descer esta taxa a cada 45 dias.

Por isso, agora que a Taxa Selic aumentou, fazer empréstimos em bancos pode sair mais caro para você. Mas ao mesmo tempo, caso você empreste dinheiro também receberá mais, e não estamos falando em emprestar dinheiro para amigos, mas sim fazer investimentos em renda fixa.

O Banco Central realizou esta operação na expectativa de conter a inflação no Brasil. Atualmente a previsão para o aumento dos preços em geral é de 5,82%. Por isso, com o aumento dos juros o BC busca diminuir o consumo e frear a inflação.

Investimentos rentáveis

Quanto maior for a taxa de juros nacional, mais rentáveis serão os investimentos em renda fixa. Alguns destes têm como sua base a própria taxa selic, como é o caso de uma modalidade de Tesouro Direto, o Tesouro Selic.

Sendo assim, basta pensar que, como a Taxa Selic aumentou, o valor de rendimento do Tesouro Selic aumentou junto. Porém, vale a pena lembrar que este não é o único investimento que vai trazer mais retorno no momento.

O CDI é uma outra taxa que sempre está muito próxima da Selic. Por isso, quando há um aumento na primeira, a segunda também acompanha o crescimento. Sendo assim, é recomendável para você investir em aplicações atreladas ao CDI. Dentre estas estão os bancos digitais, por exemplo.

Por fim, vale lembrar que é importante ver qual porcentagem do CDI ou Taxa Selic os investimentos estão rendendo. Portanto, prefira sempre aplicações que rendem mais do que 100% de um destes indicadores. É possível encontrar estas em bancos digitais ou corretoras de investimentos.

Agora que a Taxa Selic aumentou devo sair da renda variável?

A renda variável ainda é uma opção para ganhos rápidos e maiores mesmo neste momento. Agora que a Taxa Selic aumentou, os ganhos em renda fixa também aumentaram. Porém isso não significa que a renda variável foi abalada.

Por isso, caso tenha investimentos nesta modalidade não se preocupe. Na realidade é indicado que os investidores tenham aplicações das duas formas, assim pode se proteger de forma mais efetiva.

Imagine que da mesma forma que o Banco Central aumentou a Taxa Selic, ele poderia ter a diminuído em um cenário econômico diferentes. Sendo assim, aqueles que tivessem apenas investimentos em renda fixa sairiam prejudicados.

Por fim, é importante lembrar que o retorno da renda variável não é garantido e que esta pode causar prejuízo para o investidor inexperiente. Por isso, é importante conhecer bem o mercado financeiro antes de entrar neste mundo.

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS