A verdade por trás de renda fixa

Se você investe em renda fixa, você deve achar que não pode perder dinheiro de nenhuma forma ou, ainda, que não existe nenhuma estratégia com esse tipo de ativos. Contudo, você deve saber que ambas as afirmações são mentirosas e que, mesmo sendo mais segura, a renda fixa também exige atenção do investidor.

Por isso, nesse texto vamos mostrar como você deve analisar a sua renda fixa e como se comportar com ela daqui em diante para ter rendimentos ainda maiores.

Você pode perder dinheiro com a renda fixa

Se você acha que vai sempre crescer o seu patrimônio ao investir na renda fixa, talvez esteja cometendo um dos maiores equívocos do mundo financeiro. Isso porque o Tesouro Direto varia como se fosse uma ação, apesar de contar com diferenças importantes no resultado final.

Isso porque o mercado financeiro faz, todos os dias, o que chamamos de marcação a mercado. E isso pode variar os seus preços para baixo. Dessa forma, quando o mercado acredita que as expectativas estão ruins, ele vende, diminuindo os preços do ativo. Quando o mercado acredita que a economia irá melhor, aumenta os preços. Nessa variação, se você comprar e vender antes do vencimento, você pode, sim, perder dinheiro com a renda fixa.

Dessa forma, você pode comprar um ativo por um preço mais alto que na venda. A exceção a essa regra, no Tesouro Direto, é o Tesouro Selic, que sempre subirá. Por isso, existem duas formas de nunca perder dinheiro com o Tesouro Direto: comprar apenas o Tesouro Selic ou, ainda, vender os ativos sempre no vencimento.

Por isso, uma estratégia de investimentos em renda fixa que abrange o Tesouro Direto deve levar em consideração os vencimentos, para que de fato, o investidor não perca dinheiro. E existem diferentes estratégias de investimentos em renda fixa, como veremos a seguir.

Estratégias de investimentos

Existem diversas formas de investir em renda fixa e essas modalidades são estratégias mais avançadas de investimentos, apesar de serem extremamente fáceis de você fazê-las. Essas estratégias são restritas apenas a assessores de investimentos, e não são nem um pouco populares.

Nelas, os investidores colocam os seus valores no “ativo do momento”. Com a nossa alta de juros e de inflação atuais, os créditos privados e o Tesouro IPCA (e outros fundos de inflação) estão nos investimentos da moda. Por outro lado, alguns investidores se organizam de forma diferente em sua renda fixa.

Isso porque eles fecham diferentes percentuais em diferentes tipos da renda fixa. Um exemplo é fazer uma carteira com 40% em ativos ligados ao CDI ou Selic, 40% ligados à inflação e 20% ligados ao Tesouro Prefixado. Os percentuais podem variar de acordo com o que você gosta ou prefere.

Nessa segunda estratégia, o investidor apenas investe naqueles percentuais que estão mais distantes dos “ideais” e, ao longo do tempo, o investidor se protege de todos os cenários possíveis da economia. Essa segunda estratégia é baseada na All Weather, de Ray Dalio.

Por isso, os investidores estão cada dia mais perdendo tempo – e dinheiro – achando que a renda fixa não gera prejuízos e que ela é uma seleção de ativos que tanto faz. Esses investidores podem até ganhar dinheiro no longo prazo, mas eles poderiam ganhar muito mais se soubessem o que fazer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.