InícioInvestimentosRenda FixaTesouro Selic X Poupança: O que vale mais a pena?

Tesouro Selic X Poupança: O que vale mais a pena?

Estoque do Tesouro Direto cresce 5,13% em 2020, para R$ 62,70 bilhões |  Poder360
Saiba mais sobre estas duas formas de investimento em renda fixa.

Ninguém quer sair no prejuízo! Mas já parou para pensar que fazer um investimento com rentabilidade baixa também é perder dinheiro? Saber onde você pode obter um maior retorno financeiro pode ser a chave para o seu sucesso.

Hoje vamos falar sobre a Poupança e o Tesouro Selic. Está em dúvida sobre qual destes te trás mais vantagens? Continue a leitura que nós explicamos para você.

Segurança

Esse é um fator muito importante em qualquer investimento! Antes de colocar seu dinheiro em qualquer aplicação é preciso saber se está é segura. A Poupança é coberta pelo FGC. Sabe o que é isso?

FGC é a sigla para Fundo Garantidor de Crédito. Essa é a garantia que caso o banco que você tem sua Poupança falir você terá seu dinheiro de volta. E com os rendimentos! É importante ressaltar que o FGC cobre investimentos de até 250 mil reais.

O Tesouro Selic, por sua vez, não conta com essa garantia. Mas também é um investimento muito seguro. Isso porque é uma aplicação feita com o governo. Os títulos emitidos pelo Tesouro Federal são considerados os mais seguros do mercado.

Tesouro Selic

Neste investimento a pessoa compra um título do governo. É como se você emprestasse dinheiro para o Brasil e recebesse o valor de volta com juros! 

No Tesouro Selic o rendimento tem o mesmo valor da Taxa Selic. Essa é a taxa de juros do Brasil. Hoje a Taxa Selic está no valor de 2,75% ao ano. Em outras palavras, neste investimento o seu dinheiro irá render 2,75% ao ano.

A rentabilidade do Tesouro Selic é diária. Como resultado o valor é atualizado todos os dias com o rendimento. Também é possível retirar o dinheiro sempre que for necessário

É importante você saber! O Tesouro Selic pede um investimento inicial de cerca de R$ 100,00. Além disso, esse investimento também tem cobrança do imposto de renda. A cobrança é feita só em cima dos rendimentos. Nos primeiros seis meses a taxa de imposto é de 22,5%. Com o passar do tempo, a taxa vai caindo.

Para fazer esse investimento basta ter uma conta em uma corretora. Mas primeiramente escolha com cuidado! Existem corretoras que cobram taxa de administração e outras que não tem essa cobrança. É possível procurar uma confiável que não terá esta taxa.

Poupança

A poupança é um investimento conhecido por todos os brasileiros. Esta pode ser feita em um banco e é administrada pelo Governo Federal. 

O rendimento da Poupança também está ligado à Taxa Selic. Porém, há uma diferença. A Poupança rende apenas uma fração desta Taxa! Se a Taxa Selic for menor que 8,5%, como é o caso atualmente, a Poupança vai render 70% da Taxa Selic. Portanto, em comparação ao Tesouro Selic a Poupança rende menos todos os meses!

Outro fator importante! A Poupança não rende todos os dias. Uma data é escolhida por mês em que serão atualizados os investimentos. Essa data é o aniversário da poupança. Em conclusão, caso você retire seu dinheiro antes do aniversário esse virá sem nenhum rendimento.

A Poupança não pede investimento mínimo. Além disso, o Imposto de Renda não é cobrado sobre a aplicação. Esta pode ser feita por qualquer um através da sua conta no banco.

Conclusão

Por fim, qual das aplicações vale mais a pena? O Tesouro Selic rende mais do que a Poupança e por isso apresenta uma maior vantagem financeira. Mesmo com a cobrança de Imposto de Renda o Tesouro ainda é mais vantajoso.

Esta em dúvida? É só conferir no site do Tesouro Direto. Aqui você encontra um simulador que compara os valores automaticamente para você. Acima de tudo, o Tesouro Selic tem rentabilidade diária, outra grande vantagem.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS