InícioFinanças PessoaisSPC e Serasa: Confira as diferenças entre eles

SPC e Serasa: Confira as diferenças entre eles

Saber a diferença entre SPC e Serasa pode auxiliar bastante na hora de saber para quem está devendo.

Apesar de algumas diferenças entre SPC e Serasa, esses são dois nomes que causam arrepios a muitos consumidores brasileiros, por acharem que funcionam da mesma forma. No entanto, ambas oferecem excelentes serviços de crédito seguro para ajudar a quitar dívidas.

O que é e como funciona o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito ou, como muitos conhecem, SPC é um grande e importante banco de dados que contém informações de créditos.

O banco de dados que alimenta o SPC está constantemente sendo alimentando pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

O SPC também oferece a possibilidade de consulta ao SPC de cerca de 200 milhões de pessoas.

Apesar do que muitos pensam, o SPC e Serasa não são um sistema que você precisa pagar para fazer uma consulta.

O banco de dados do SPC possui uma grande vantagem. De onde estiver, ele permite acesso a todo e qualquer pessoa que deseja ver seus Scores.

Além disso, o SPC permite que esse acesso seja feito de forma totalmente gratuita, sem esconder nenhum tipo de informação.

A depender da definição do que eles chamam de “Score” dentro do banco de dados SPC, eles oferecem opções de empréstimos ou concessão de créditos.

O que é e como funciona o Serasa?

Diferente do SPC, o Serasa é um grande órgão criado através de uma parceria entre a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) junto a Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo).

A forma do Serasa funcionar é semelhante ao SPC, utilizando-se de dados fornecidos como:

  • Nome
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Endereço

Você pode consultar o banco de dados do Serasa para verificar se seu nome está negativado ou não.

Apesar de ser uma empresa privada, criada no ano de 1968, o acesso para verificação de nome no banco de dados, assim como o SPC, o Serasa é totalmente gratuito.

Além de acesso aos dados de créditos dentro do banco de dados, a Serasa também oferece o serviço de antifraude para empresas.

Quais as principais diferenças entre Serasa e SPC?

Apesar de ambas as empresas possuírem ferramentas e funções bastante semelhantes, existem algumas diferenças entre SPC e Serasa. Uma dessas diferenças está relacionada com a fonte de dados de cada um.

Os dados do SPC são coletados de lojistas credenciados, enquanto a Serasa coleta os dados de instituições financeiras e bancos.

Outra grande diferença entre SPC e Serasa está na maneira como você pode ter acesso gratuito a esses dados.

O Serasa oferece a possibilidade de consultas online, através do site, aplicativo ou até mesmo através do WhatsApp.

Diferente do Serasa, o SPC não oferece serviços de consulta online. Para consultar o seu crédito através do banco de dados do SPC, é necessário comparecer ao balcão de atendimento, com um documento com foto e CPF.

No geral, as diferenças entre SPC e Serasa são bem sutis. Tanto o SPC e Serasa fornecem dados financeiros que explicam o comportamento financeiro do consumidor.

Através dessas informações, é possível saber o Score de crédito e encontrar formas de renegociar as dívidas de forma fácil, rápida e segura. 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS