Ibovespa opera em queda com pregão volátil

O Ibovespa operou novamente em queda nessa quarta-feira, 1, no primeiro pregão de dezembro. Apesar da queda, o índice operou em alta durante boa parte do dia, caindo apenas após falas do FED e notícias da PEC dos precatórios. O mau humor do mercado descontou o índice em 1,12%, fazendo atingir o patamar de novembro de 2020.

Com a queda, o Ibovespa tem -15% de rendimentos, ficando bem abaixo da grande maioria dos investimentos no Brasil. É o segundo dia consecutivo de queda do índice. Novamente, o Ibovespa seguiu o mercado internacional.

Começou bem, mas não sustentou

Operando novamente na casa dos 100 mil pontos, o Ibovespa renovou as mínimas do ano no primeiro pregão de dezembro. Parece que os investidores não estão empolgados para o natal e querem seus presentes fora dos ativos de risco brasileiros. Apesar da subida de quase 2% que chegou a alcançar, o índice não resistiu às pressões.

Isso porque lá nos Estados Unidos, Jerome Powell novamente não deu boas novas ao mercado. O presidente do FED, o Banco Central americano, disse que é hora de parar de colocar dinheiro na economia. E é justamente essa colocação de valores que fez a bolsa americana atingir recordes. Isso porque com esse dinheiro, a população gastou mais, o que é maior lucro às empresas.

Com essa torneira fechando, o mercado começará a ver os títulos da dívida americana ficarem mais rentáveis, à medida que o FED começar a subir as taxas de juros. É simples: se o investidor tiver rendimentos maiores em ativos mais seguros que os nossos, ele irão para lá. A alta dos juros nos Estados Unidos afeta as bolsas do mundo de forma negativa, inclusive as deles.

Por outro lado, o Brasil ainda se deparou com a PEC dos precatórios que está quase aprovada. Para isso, analistas afirmam que basta apenas votar. Só que a votação não é boa, segundo o próprio mercado. Isso porque o texto mudou, e agora programas sociais de 2022, apenas, não terão limite de gastos. Ou seja, o governo pode tocar dinheiro na economia como desejar. E como você já sabe, dinheiro na economia é inflação na certa. Com um IPCA passando dos 10%, essa notícia não é nem um pouco boa por aqui.

Ibovespa
Foto: Shutterstock

Ibovespa e seus amigos gringos

Apesar da queda do Ibovespa, é importante ressaltar que esse tombo não foi solitário. Acompanharam o nosso índice as bolsas Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones. Os índices americanos também operaram em baixa, ao contrário do Bitcoin, que teve uma alta relevante no dia.

A Nasdaq caiu 1,83% com seus ativos sendo os mais afetados pelo tapering. Isso porque as ações de tecnologia foram os olhos dos investidores durante a pandemia, e agora os preços começar a voltar ao normal. O mesmo ocorre com o S&P 500, que operou em baixa de 1,18%. O Dow Jones caiu 1,34%, fechando -5,63% de rendimentos no último mês. Parece que a correção do mercado americano já começou, conforme evidenciamos aqui.

Já o Bitcoin subiu mais de 2%, com os investidores acreditando que a criptomoeda vai dar retornos melhores e uma reserva de valor em momentos de turbulência. Apesar disso, não é sempre que a criptomoeda se comporta desse jeito, diferentemente do ouro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.