Bolsas americanas fecham no zero a zero; confira

Apesar de ser feriado no Brasil, nos Estados Unidos as operações aconteceram normalmente. Por isso, investidores ficaram de olho no andamento das bolsas por lá e, para dizer a verdade, não viram muita coisa nas bolsas americanas. Isso porque os três índices fecharam perto do zero.

Dentre os fatores estão o aumento do rendimento dos títulos americanos e a espera por resultados de empresas importantes, que saem essa semana.

Título da dívida está mais atraente

Com o tapering começando já nesse mês de forma gradual, o FED começa a se preocupar com a inflação alta e busca analisar se, de fato, a saída dele da economia vai surtir efeito no aumento dos preços. Por outro lado, enquanto as taxas não baixam, o governo americano precisa aumentar o rendimento dos títulos. E foi o que aconteceu hoje.

Por isso, mesmo com a fuga dos investidores para os Estados Unidos, o aumento dos rendimentos dos títulos da dívida não foram suficientes para dar baixas relevantes nas bolsas americanas. Isso porque com o aumento dos juros, os investidores tendem a sair do mercado de ações e buscar uma fonte de rendimentos mais segura. E os títulos da dívida americana são os mais seguros do mundo.

Dessa forma, com o aumento das taxas por lá, as empresas de tecnologia sofreram e fecharam em queda. Contudo, os bancos, que tendem a ganhar mais com isso, fecharam em alta, contribuindo para o zero a zero. Por lá, o índice Nasdaq fechou em leve queda de 0,04%, enquanto o S&P 500 fechou em queda de 0,0011%. O Dow Jones caiu um pouco mais, 0,036%. Contudo, os três fechamentos demonstram estabilidade no dia de hoje.

Segundo Ed Moya, analista da OANDA, em entrevista ao canal Investing, “Wall Street está completamente obcecada com o que está acontecendo no mercado de títulos. Estamos começando a ver os rendimentos subindo e isso, em última análise, sinalizará que há muito mais nervosismo com a possibilidade de o Fed estar atrasado no jogo de entregar um aumento da taxa, sendo forçado a reagir muito mais rápido, dadas as pressões inflacionárias“.

bolsas americanas
Foto: Money Invest / Reprodução

Resultados das empresas das bolsas americanas

O mercado ainda espera definir os rumos das bolsas americanas com os resultados das principais empresas listadas por lá. Por lá, os focos recaem, essa semana, sobre as varejistas, que são um termômetro para a atividade econômica do país. Vale ressaltar que os resultados das empresas nos Estados Unidos vieram, em sua maioria, acima das expectativas.

Por isso, essa semana os dados de Walmart, Target e Macy’s vão tomar conta do mercado. A perspectiva é que as empresas continuem a boa safra de resultados das empresas listadas nas bolsas americanas. Apesar da inflação, é esperado um aumento nas vendas do varejo, conforme os dados divulgados pelo governo.

Por aqui, a bolsa deve abrir a semana de olho nos pronunciamentos dos bancos centrais europeus, além da divulgação do Boletim Focus da semana. O Brasil não tem um calendário oficial movimentado para essa semana mais curta.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.