Veja uma vez que obter a novidade carteira de identidade (RG)

A burocracia é uma veras que une todos os brasileiros, de setentrião a sul do país, e muitos evitam a obtenção de novos documentos devido ao processo esgotante e às filas. Muitas pessoas ainda não sabem uma vez que proceder em relação ao novo RG, que se tornará a principal forma de identificação no país nos próximos anos.

Neste contexto, é forçoso entender uma vez que o processo funciona e quais regiões já emitem esse formato.

Uma vez que Enunciar o Novo RG em 2023

Antes de abordarmos o procedimento, surge uma pergunta geral: o novo RG é obrigatório? A resposta é sim, mas é importante realçar que essa novidade documentação ainda não é obrigatória em todo o país.

Portanto, aqueles que possuem o RG “vetusto” ainda estão dentro do prazo de validade. No entanto, para os que preferem antecipar-se, é verosímil realizar a emissão.

Até o dia 6 de dezembro, todos os estados brasileiros devem ter sua estrutura pronta para iniciar a emissão do novo RG. Isso significa que há tempo para aqueles que desejam antecipar o processo.

Estados que Já Emitiram o Novo RG

Dos 27 estados brasileiros, incluindo o Província Federalista, unicamente 12 já implementaram a emissão da novidade carteira de identidade. A lista dos estados que já adotaram o novo RG é a seguinte:

– Acre
– Alagoas
– Amazonas
– Província Federalista
– Goiás
– Mato Grosso
– Minas Gerais
– Pernambuco
– Piauí
– Rio de Janeiro
– Rio Grande do Sul
– Santa Catarina

Os demais estados têm um prazo de dois meses, estipulado pelo Governo Federalista, para começarem a realizar a emissão. Portanto, até o dia 6 de dezembro de 2023, espera-se que todos os estados estejam preparados para fornecer o novo documento.

Guia para a Emissão do Novo RG

Por término, é crucial ressaltar que todo o procedimento está ocorrendo de maneira semelhante ao documento “vetusto”. Logo, onde solicitar a novidade carteira de identidade?

Na Secretaria de Segurança Pública do seu estado, ou seja, a documentação continua sendo oferecida pela SSP regional.

E uma vez que solicitar o novo RG? É simples:

1. Dirija-se à SSP ou à unidade equivalente da sua região.
2. Tenha em mãos sua certificado de promanação ou casório, em formato físico ou do dedo.
3. Pronto! Agora, basta dirigir-se ao atendimento e solicitar o seu novo RG. A Secretaria emitirá o documento em papel de segurança ou em formato de cartão de plástico, sendo que esta última opção estará sujeita a uma taxa de pagamento.

Vale ressaltar que a obtenção do novo RG é gratuita, ou seja, não há custos associados à solicitação e emissão. No entanto, se optar pela versão plastificada, uma vez que mencionado anteriormente, uma pequena taxa será aplicada.

É importante realçar que o novo RG possui também uma versão do dedo que pode ser facilmente transportada no seu smartphone. Se a sua cidade estiver em um dos estados que já implementaram o processo de emissão, você pode realizar o procedimento. Lembre-se de que a obrigatoriedade do novo documento só entrará em vigor em 2032.

Por que Optar pela Unificação de Documentos

Qual é a razão por trás da unificação do RG e CPF?

A unificação desses documentos oferece uma redução significativa na verosimilhança de fraudes. Agora, uma pessoa não pode mais possuir vários números de RG por estado, além do CPF. Adicionalmente, o novo RG incorpora um QR Code, possibilitando a verificação da autenticidade do documento.

Ao acessar o código QR, qualquer smartphone pode verificar se o documento foi furtado ou extraviado, simplificando o processo de identificação. Aliás, o novo RG inclui um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, tornando-o válido uma vez que documento de viagem.

Onde é Emitido o Novo Documento?

Para obter o novo RG, os cidadãos devem procurar a Secretaria de Segurança Pública de seu estado.

Quais Documentos são Necessários para a Emissão do Novo RG?

Para a expedição do novo RG, o requerente deve apresentar a certificado de promanação ou de casório, podendo ser em formato físico ou do dedo. O documento pode ser emitido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além da versão do dedo.

Quanto Custa a Novidade Identidade?

A primeira via da CIN e as renovações, tanto em papel quanto em formato do dedo pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, conforme estabelecido pela Lei 7.116/83. No entanto, há uma taxa para a segunda via, variando de estado para estado, sendo responsabilidade do solicitante.

A Novidade CNI é Obrigatória?

Sim, a novidade CNI é obrigatória. No entanto, os antigos documentos ainda são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.