Veja onde o Dia da Consciência Negra é feriado no Brasil

O feriado da Proclamação da República foi comemorado na última quarta-feira, dia 15 de novembro. Depois essa data, os brasileiros passaram a se perguntar qual o próximo feriado do país, já que estas ocasiões são bastante desejadas por boa secção das pessoas.

Nos últimos dias, muitos brasileiros começaram a se perguntar se o Dia da Consciência Negra é feriado no país. A data é marcada pela celebração à comunidade negra, muito porquê pela reflexão em relação ao valor e à imposto desta grande comunidade para o Brasil.

Em resumo, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, ou seja, daqui há quatro dias, na próxima segunda-feira. No entanto, a data se trata unicamente de um ponto facultativo, ou seja, não é um feriado vernáculo.

Isso quer expor que a data não garante folga remunerado aos trabalhadores, ao menos não de maneira obrigatória. Todavia, alguns estados do país têm leis que definem a data porquê feriado estadual, liberando os trabalhadores do serviço.

Feriado vernáculo x ponto facultativo

Em primeiro lugar, vale primar as diferenças entre feriado e ponto facultativo. Aliás, muitos brasileiros confundem os termos, que possuem significados e implicações distintas aos trabalhadores.

A saber, os feriados nacionais têm previsão em lei federalista. Dessa forma, estas folgas valem para todo o território vernáculo. Por outro lado, os pontos facultativos não possuem essa especificação. Estes dias só serão considerados feriado se houver lei estadual ou municipal que considere a data porquê tal.

Portanto, a situação dos trabalhadores pode ser dissemelhante de um município para o outro em caso de ponto facultativo. Por exemplo, alguns municípios e estados podem prescrever em lei a folga do trabalho nessas datas, transformando-as em feriados locais. Já outros locais podem optar pelo trabalho normal, sem dar aos trabalhadores o recta ao folga remunerado.

Feriados nacionais têm previsão em lei federal, mas ponto facultativo não tem essa especificação
Feriado vernáculo têm previsão permitido, mas ponto facultativo não tem essa especificação. Imagem: Rádio 98 FM-Nuporanga.


Você também pode gostar:

Consciência Negra virou feriado em São Paulo em 2023

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou uma lei que tornou o Dia da Consciência Negra em feriado estadual. O governo estadual publicou a medida no Quotidiano Solene no dia 13 de setembro. Com isso, o estado terá a data porquê feriado pela primeira vez em 2023.

Dessa forma, os 645 municípios de São Paulo, que tinham o poder de sentenciar se iriam legislar o feriado na data, perderam esse poder de decisão. Agora, o Dia da Consciência Negra é feriado em todos os municípios do estado.

Vale primar que, em 2011, a logo presidenta Dilma Rousseff oficializou o dia 20 de novembro porquê Dia Vernáculo de Zumbi e da Consciência Negra. No entanto, ela não considerou a data feriado vernáculo. Isso só acontecerá se houver publicação de alguma lei federalista determinando o feriado.

Dia da Consciência Negra é feriado em 6 estados

De todo modo, trabalhadores de outros estados também poderão aproveitar o feriado, uma vez que o estado de São Paulo não é o único a ter uma lei sancionando a data porquê feriado.

Confira aquém todos estados onde o Dia da Consciência Negra também é feriado estadual:

  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

Além destes, existem três capitais estaduais que também estabeleceram a data porquê feriado:

  • Goiânia (GO);
  • João Pessoa (PB);
  • Florianópolis (SC).

Cabe ressaltar que existe ao menos uma cidade nos seguintes estados que considera o Dia da Consciência Negra porquê feriado, e não porquê ponto facultativo:

  • Bahia;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Tocantins.

Dia da Consciência Negra pode se tornar feriado vernáculo

Embora o Dia da Consciência Negra atualmente seja unicamente um ponto facultativo o Brasil, o Congresso Vernáculo vem debatendo o tema, considerando tornar o dia 20 de novembro porquê o mais novo feriado do Brasil.

No ano pretérito, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) apresentou um projeto de lei sobre o tema, transformando a data em feriado vernáculo. A saber, o Senado Federalista já aprovou a proposta, que ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Caso haja aprovação do texto, sem modificações, a data seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Logo, o Dia da Consciência poderá se tornar feriado vernáculo em breve.

Por termo, vale primar que, mesmo sem o Dia da Consciência Negra, os trabalhadores ainda terão dois feriados nacionais em 2023. O primeiro deles é o da Proclamação da República, celebrada no dia 15 de novembro, ou seja, na próxima semana. Já o segundo é o Natal, e o dia 25 de dezembro cairá em uma segunda-feira, ou seja, permitirá um feriado prolongado para os brasileiros.

Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.