Selic pode chegar a 12%; saiba como aproveitar

O aumento da inflação no cenário brasileiro tem pressionado o Banco Central para aumentar a taxa Selic cada vez mais. Apesar disso, a entidade dizia que a inflação começaria a dar uma trégua em outubro e o mercado viu que não foi bem isso que aconteceu. Isso porque os dados do IPCA para o mês são os mais altos em 19 anos.

Dessa forma, economistas começam a recalcular a rota e, nessa fase, muitos deles começam a prever uma Selic a 12%. E você, como investidor, deve saber aproveitar isso desde agora.

Vale a pena investir onde?

Uma das frases mais famosas do mercado financeiro, pelo menos da parte dos clientes, é: “qual é o melhor investimento?”. E para ser sincero, quem trabalha com investimentos detesta essa pergunta, por que a resposta é um “depende”, seguido de, mais ou menos, uns 10 minutos de fala.

Isso porque a economia é dinâmica. Tudo muda a todo momento. Por isso, “o melhor investimento” é aquele que, basicamente, ninguém viu. E a explicação é simples: o mercado começa a se dar conta de uma oportunidade quando ela já se tornou realidade, não quando ela é uma suspeita. E é exatamente isso com a taxa Selic nesse exato momento: a inflação está subindo e a Selic precisa subir também. O topo? Ninguém sabe, mas economistas acreditam em 12% ao ano.

Na internet, “especialistas” e influencers afirmam que é o momento de Tesouro IPCA, mas todos esquecem da taxa Selic. E eu, particularmente, acho que é hora de começar a olhar para esses títulos. Contudo, isso não quer dizer que o título ligado ao IPCA vai pagar mal, porém eu acho que o título ligado à Selic vai tomar a dianteira já no início do ano que vem.

Por isso, se você ainda acha vantajoso comprar o IPCA, eu concordo com você. É vantajoso comprar o IPCA, ainda mais com IPCA + 5,14% no título de 2026. Contudo, a Selic vai começar a subir e você só vai se dar conta dela quando ela atingir o topo.

Selic
Alguns produtos podem ajudar você a ganhar acima da Selic. Foto: Getty Images | Reprodução

Produtos para ganhar com a Selic

Por isso, para ganhar com a Selic, você pode usar o Tesouro Selic, normalmente, e sem riscos. Contudo, a ideia é ganhar mais, ainda com segurança. Por isso, alguns títulos de crédito privado são a saída nesse momento, dado que eles pagam acima do CDI.

Com isso, CDB que pagam 110% do CDI, por exemplo, são excelentes saídas para o médio prazo. Por outro lado, a mesma regra vale para LCI, LCA, LC, LF, debêntures e qualquer outro título que tenha sua taxa atrelada ao CDI. Contudo, esses produtos possuem carência de anos, muitas vezes, o que sabemos que alguns não gostam ou não podem.

Por isso, um fundo de crédito privado, como o Fundo Warren CP ou o Fundo ARX Denali FIRF CP, podem ser saídas eficientes para o seu investimento. Isso porque os fundos renderam 154,80% e 263,20% do CDI, respectivamente, nos últimos 12 meses. Com isso, eles podem projetar taxas acima do CDI no futuro, mesmo que não mantenham esses percentuais. Até porque rentabilidade passada não garante retorno futuro, lembre-se disso!

Nos exemplos acima, ambos os fundos tem 2 dias de liquidez para resgate, mas são 2 entre milhares de opções de fundos, inclusive dentro da sua corretora. Por isso, é só procurar e começar a aportar gradativamente. Quando a Selic estiver no topo, você já terá os juros sobre juros atuando e sairá com vantagem após a queda da Selic.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.