Poupança tem 15 meses de rendimentos negativos
A poupança, o maior tipo de conta remunerada do Brasil, fechou 15 meses de rentabilidade negativa. Isso porque desconta-se, dos rendimentos da poupança, o aumento dos preços. Com a inflação em alta, a caderneta fechou, em 12 meses, -7,3%% de rendimentos. Apesar disso, muitos investidores seguem com medo de se arriscar em outros tipos de investimentos, mas isso pode salvar as finanças no longo prazo.
A poupança não é o pior investimento do ano
Apesar do rendimento negativo, a poupança ainda não é o pior rendimento do ano. Contudo, por ser um produto acessível a todos os tipos de investidores, um rendimento altamente negativo prejudica a grande maioria das pessoas. Vale sempre lembrar que existem possibilidades igualmente seguras e que pagam rendimentos maiores.
A poupança rendeu, até agora, 70% da Selic. Com o aumento da taxa para 9,25% ao ano, a caderneta passa a render 0,5% ao mês, de forma fixa. Dessa forma, o rendimento fica em 6,17% ao ano, bem abaixo da taxa básica de juros. Por isso, o rendimento abaixo do mercado e uma inflação alta, a poupança só não perde para os rendimentos do Ibovespa, uma modalidade de renda variável. Contudo, no mundo da renda fixa, a poupança é o pior investimento do ano, assim como tem sido nos anos anteriores.
Apesar dos baixos rendimentos, um estudo da XP mostra que 69% das pessoas que investem na poupança têm outros tipos de investimentos, o que sinaliza um conhecimento dessa pessoas de outros tipos de produtos. Apesar disso, essas pessoas seguem perdendo dinheiro.
Outras opções igualmente seguras
Apesar da grande segurança da poupança, existem outros títulos que são igualmente seguros e que pagam mais, mesmo com a incidência de impostos. Além disso, existem outras modalidades de renda fixa para quem deseja rendimentos ainda maiores.
Um dos títulos mais famosos que têm a mesma segurança da poupança é o Tesouro Selic. Assim como na poupança, quem paga os rendimentos é o Governo Federal. Contudo, enquanto na poupança o dinheiro rende 6,17%, no Tesouro Selic a taxa é de 9,25%, atualmente. Com isso, você pode ter rendimentos maiores sem que isso represente um maior risco.
Contudo, quem quer ainda mais facilidade, existem contas remuneradas, como a do Nubank, que paga a mesma taxa Selic e dá a facilidade de ter um cartão de débito para você fazer as suas compras. Outros bancos também têm esses serviços, como o PagBank, que rende 200% do CDI, e o PicPay, que rende 120% do CDI.
Além disso, se você quer rendimentos ainda maiores, existem diversos títulos de crédito privado, como CDI, LCI, LCA, LF e outros títulos com rendimentos atrelados ao CDI. Contudo, esses produtos têm características distintas e necessitam de um estudo prévio.
De qualquer forma, existem diversas opções para você parar de perder dinheiro na poupança. Mesmo com uma taxa maior, a poupança fica atrás de todos os investimentos no ano, o que não é um bom sinal para o investidor. Por isso, estudar novas abordagens e novas possibilidades fazem com que você tenha rendimentos maiores ao longo do tempo.