InícioFinanças PessoaisDicasComo o desperdício de comida pesa no seu bolso

Como o desperdício de comida pesa no seu bolso

O desperdício de comida é um dos responsáveis pelo gasto de dinheiro desnecessário em um orçamento familiar. Mas você tem conhecimento de quanto uma família desperdiça em média no Brasil? Ou de como diminuir estes gastos e ter um consumo mais sustentável?

Preparamos um guia com informações importantes sobre o assunto.Por isso, caso queira saber mais basta ler o texto a seguir e aprender sobre como economizar no desperdício de comida.

Desperdício de comida no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que por ano o desperdício de comida de uma família brasileira fique no valor de R $1002,00. Estes dados têm como modelo de família 3 pessoas.

Deste modo, o desperdício de comida individual fica por volta de  R $323,00 por ano. Imagine o que você poderia fazer com este dinheiro o aproveitando em melhores condições?

Estes números elevados podem ser reflexo de uma crença cultural de que é melhor sobrar do que faltar. Porém a realidade é que quando a comida vai para o lixo você está jogando fora de maneira indireta o seu dinheiro.

Acompanhe a seguir algumas dicas de como evitar o desperdício de comida e por consequência poupar gastos em suas finanças. O orçamento doméstico pode render mais uma vez que se consuma com responsabilidade.

Como evitar o desperdício?

Algumas práticas que podem te ajudar a evitar o desperdício de comida e ainda render uma economia no final do mês são muito simples. A primeira delas pode ser o hábito de verificar a validade dos alimentos, tanto antes da compra quanto em casa. Sendo assim é possível evitar um gasto desnecessário.

Fazer listas antes de ir ao mercado também evita a compra de produtos “repetidos”. Por isso, a prática pode render uma economia e evitar que se acumule mais do que o necessário.

O desperdício de comida também pesa no bolso quando são jogadas fora partes do alimento que poderiam ser aproveitadas. Por exemplo, talos e sementes que podem render receitas criativas.

Os alimentos que são campeões no desperdício são o arroz, a carne, o feijão e o frango. Por isso, preste atenção às quantidades e evite fazer mais do que o necessário.

Seguindo estes simples passos é possível gastar menos no mercado. Com a redução do desperdício de comida é possível utilizar o dinheiro em outras despesas importantes ou até mesmo investir.

Economia no mercado

Além de evitar o desperdício de comida em casa, você pode seguir algumas dicas simples para economizar quando for ao supermercado. Em primeiro lugar, tenha em mente que compras semanais em pequena escala podem ser mais vantajosas. Isso porque é possível aproveitar melhor as promoções e evitar desperdícios.

Outra opção inteligente é deixar as crianças em casa. Sendo assim, não precisará falar não aos pedidos delas e poderá evitar fazer gastos que são desnecessários.

Você pode conferir um texto completo aqui no Sua Finança sobre este assunto. Preparamos um guia para que você tenha economia garantida no mercado e aproveite melhor o dinheiro que sobrar.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS