InícioInvestimentosDicasComo economizar no mercado e ter mais dinheiro

Como economizar no mercado e ter mais dinheiro

Para muitos brasileiros o principal gasto do mês é a alimentação. Por isso, economizar no mercado pode garantir uma grande economia. Pode ser difícil de imaginar como realizar esta ação. Mas ainda assim nós garantimos que é possível com algumas poucas técnicas.

Preparamos uma lista com algumas dicas de como economizar no mercado. Leia o conteúdo abaixo para saber mais e guardar um pouco mais de dinheiro todos os meses na sua casa.

Evite compras mensais

O costume brasileiro de realizar compras uma única vez ao mês é herança da época da hiper inflação. Neste momento histórico os preços subiam muito de um dia para outro. Por isso, o consumidor buscava comprar tudo o que fosse necessário assim que o salário saísse para não perder seu poder de compra.

Atualmente isto não é mais necessário. Apesar de estarmos enfrentando aumentos na inflação, nada se compara com esta época. Ao visitar o mercado com uma maior frequência, como semanalmente, é possível aproveitar melhor as promoções. Diversos estabelecimentos realizam ofertas em dias específicos, como de verduras e vegetais na quarta feira, por exemplo.

Defina produtos e gastos

Ao ir para o supermercado com uma lista de produtos e um valor máximo de gastos estipulado você se defende de cometer exageros e economizar no mercado. Preparar uma lista em casa garante que não haverá compra de produtos repetidos e com isso desperdício ou gasto desnecessário.

Por sua vez, definir um teto de gastos ajuda a evitar a compra de itens supérfluos. É importante ir somando o preço dos produtos assim que os colocar no carrinho. Sendo assim, há um controle mais rígido de quanto será gasto total e não haverá nenhum susto ao passar no caixa.

Pesquise preços

É possível comprar diversos produtos de um mercado, mas comprar apenas a carne em um outro estabelecimento. Essa atitude é muito viável e rende economia em larga escala.

Antigamente as pessoas tinham o hábito de colecionar panfletos de supermercado para se manter por dentro das ofertas. Hoje em dia essa prática pode ser substituída por outras mais efetivas para economizar no mercado. Por exemplo, é possível comparar na internet o preço de diversos produtos em muitos mercados, basta realizar uma pesquisa.

Atacado

Compras no atacado são uma ótima pedida e não se direcionam apenas a revendedores ou pessoas com comércio. Produtos que não apresentam prazo de validade, como itens de limpeza por exemplo, podem sair com um bom desconto quando comprados em maior quantidade.

Para quem quer economizar no mercado, o atacado ainda oferece outras vantagens. Por exemplo, a compra de carne em peças grandes, o que garante uma economia maior.

Não vá com fome ou crianças

As crianças podem ser grandes vilãs para quem quer economizar no mercado. É difícil conseguir falar não para os diversos pedidos que os filhos fazem. Sendo assim, a compra pode acabar ficando cara com doces e brinquedos. Por isso, ir ao mercado sem crianças é uma ótima medida.

A fome também impacta psicologicamente. É possível que você compre coisas que não precisava porque está pensando em comer muito. Por esse motivo, sempre vá ao mercado sem fome. 

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS