InícioFinanças PessoaisDicasPorque não guardar moedas? Saiba mais

Porque não guardar moedas? Saiba mais

Você tem um cofrinho para guardar moedas na sua casa? Pode ter feito isso com o objetivo de economizar para fazer uma compra, educar seu filho sobre dinheiro ou até mesmo sem pensar muito. Porém você sabia que essa prática não faz bem para o seu bolso?

Isso mesmo, guardar moedas não representa nenhum benefício. Na verdade é até muito pelo contrário, te traz prejuízos. Por isso, se quiser saber mais sobre o assunto continue a leitura e descubra os motivos.

Entesouramento

Entesouramento talvez seja uma palavra que você nunca tenha ouvido. Mas esta é usada para designar um hábito simples, o de acumular moedas em casa. Este termo foi criado devido a preocupação que a prática causa em alguns setores da economia.

O brasileiro tira de circulação um terço das moedas emitidas no país em um ano. Por isso o Banco Central precisa tomar algumas medidas como fabricar mais moedas, o que tem um custo para a população.

Mas as consequências de guardar moedas não ficam tão distantes de um indivíduo. É possível sentir estas no dia a dia e com certeza você já foi vítima. Falaremos sobre algumas destas no tópico a seguir.

Comércio

Alguma vez você já ficou sem troco no mercado porque o caixa não tinha moedas? Isso também pode ter acontecido ao passar pela catraca no ônibus. A verdade é que o hábito de guardar moedas dificulta o troco.

Pense, se todas as pessoas que recebem moedas no troco as guardarem em cofrinhos, em pouco tempo não haverá mais troco disponível. Por isso que caixas e cobradores muitas vezes pedem para que você facilite o troco.

Então, antes de guardar as moedas em um cofrinho da próxima vez se lembre que estas podem estar ajudando o comércio. É importante manter o dinheiro em circulação para evitar trocos imprecisos.

Inflação

Deixar dinheiro guardado por muito tempo é uma desvantagem por mais um simples motivo: a inflação. Com certeza você percebe que o preço de alguns produtos tem subido nos últimos meses, isso é fruto da inflação.

Esse fenômeno ocorre pelo aumento geral dos preços. Com isso o seu poder de compra diminui. Sendo assim, se você guardar moedas por muito tempo estas estão se desvalorizando, uma vez que a inflação aumenta e tudo começa a custar mais caro.

Seria mais vantajoso utilizar as moedas em compras do seu dia a dia, uma vez que assim estas não ficariam armazenadas e desvalorizando. Caso queira fazer uma reserva o ideal é que esta esteja em um investimento que renda mais do que a inflação. Sendo assim seu dinheiro não irá desvalorizar.

Existe uma forma boa de guardar moedas?

Caso queira continuar a guardar moedas, faça isso por um curto período de tempo. Por isso, estabeleça uma meta, como por exemplo 4 meses. Depois desta data as moedas devem ser gastas para impedir a desvalorização.

Utilizar um cofrinho também pode ser uma maneira de ensinar seus filhos a poupar desde cedo. Esta pode ser uma escolha inteligente, mas tenha em mente que não vale a pena deixar um grande valor de dinheiro ser acumulado desta forma.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS