Brasil Fraterno: Saiba como esse novo lançamento funciona

O Brasil Fraterno é um dos mais novos programas lançados pelo governo nesta quinta-feira (11). Esse programa possui uma finalidade bem importante no mercado de alimentos. Confira! 

Nesta quinta-feira (11), o programa Brasil Fraterno foi oficialmente lançado pelo Governo. A iniciativa principal de lançamento surgiu do Ministério da Cidadania. O lançamento contou com a presença do atual presidente Jair Bolsonaro, João Roma e João Dornellas. O que muitas pessoas estão se questionando agora é qual a principal finalidade desse programa. Que tal conhecer? Veja o artigo abaixo. 

Programa Brasil Fraterno – Comida no Prato: O que é? 

Brasil Fraterno
Imagem: Istock Photos

O programa Brasil Fraterno busca uma mobilização geral de empresas e indústrias para que elas realizem doações de alimentos a: 

  • Sócia assistenciais;
  • Bancos de alimentos;
  • Programas de doação.

Em troca dessas doações, o programa garante a isenção do ICMS e lhes entrega o Selo Brasil Fraterno: Comida no Prato. Essa iniciativa tem como objetivo amenizar a insegurança alimentar no Brasil.  Além disso, é uma grande forma de amenizar o desperdício de alimentos que acontecem entre empresas alimentícias no país. 

Saiba como realizar o cadastro no Brasil Fraterno 

Imagem: Istock Photos

O cadastro no programa Brasil Fraterno pode ser feito de ambas as vias, tanto de quem deseja doar, quanto de quem deseja receber. Empresas que desejam participar do programa e se tornar doadoras, podem se cadastrar no site oficial do programa. 

Para realizar o acesso no site, no entanto, é necessário possuir uma conta no site gov.br. Feito isso, basta preencher uma ficha inicial de inscrição que fica disponibilizada no site. 

As mesmas regras seguem para quem deseja efetuar o cadastro para se beneficiar do programa. Dentro da própria plataforma é disponibilizado a opção “beneficiários”, para que o cadastro seja realizado por lá. 

Esse programa é uma forma de amenizar a fome no Brasil 

Brasil Fraterno
Imagem: Istock Photos

Não há nenhum tipo de dúvida de que a fome dentro do país tem aumentado gradativamente com o passar dos anos. Economistas garantem que esse crescimento descomunal é um resultado negativo da alta da inflação e da falta de empregos que agravou ainda mais durante a pandemia causada pela COVID-19. 

Atualmente, nas redes sociais, é comum encontrar fotos e notícias de pessoas buscando comida no lixo e, ou, pedindo ajuda a desconhecidos para botar comida na mesa. 

Como uma tentativa de resolver ou amenizar essa situação, o governo está buscando formas de ajudar os cidadãos mais necessitados. Uma dessas maneiras é através do Auxílio Brasil, substituto do antigo Bolsa Família, e do Programa Brasil Fraterno. 

Quantas famílias podem ser beneficiadas pelo programa Brasil Fraterno? 

Imagem: Istock Photos

Estima-se que a primeira ação realizada pelo Brasil Fraterno deve beneficiar cerca de sete mil famílias carentes com doação de 300 toneladas de alimentos. A arrecadação desses alimentos surgiu por meio da parceria entre: 

  • Ministério da Cidade;
  • Programa Pátria Voluntária; 
  • Companhia de Entrepostos;
  • Armazéns Gerais de São Paulo; 
  • Empresários. 

De todo total arrecadado, pelo menos 2.546 cestas de alimentos serão direcionadas para famílias que estão inscritas no programa de Cadastro Único do Governo. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.