Tarifa Social de Energia Elétrica: Veja quem tem direito

A tarifa social de energia elétrica é um novo benefício que começará a valer a partir de 2022. Quem se cadastrar, terá acesso a alguns benefícios voltados à tarifas de energia elétrica. Confira! 

Atualmente o Governo Federal disponibilizou o Benefício de Tarifa Social de Energia Elétrica. Esse benefício será disponibilizado para a população de baixa renda, a fim de auxiliar o pagamento da conta de luz. Nos momentos de grande alta nas taxas de energia, esse benefício é considerado um alívio para muitos brasileiros. 

Tarifa Social de Energia Elétrica: O que é? 

Tarifa Social de Emergência Elétrica
Imagem: Istock Photos

Esse benefício disponibilizado pelo governo, garante descontos de até 65% nas tarifas de conta de luz. A opção de Tarifa Social de Energia Elétrica, será destinada a pessoas que possuem baixa renda. 

Dessa forma, o Governo acredita conseguir reduzir a desigualdade no país, ao garantir que pessoas de baixa renda consigam pagar suas contas de luz, sem grande desfalque na renda mensal. 

Como o sistema de desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica funcionará?

Imagem: Istock Photos

Os descontos oferecidos pelo benefício de Tarifa Social de Energia Elétrica, são baseados na faixa de consumo de energia de cada família. Exemplo: Famílias que gastam até 30 kWh podem conseguir um desconto de 65% no valor da tarifa. 

Para famílias que consomem até 100 KWh, os descontos podem ser menores, chegando a apenas 40%.  Quanto maior a quantidade de KWh utilizados, menores serão os descontos. No entanto, eles ainda existirão para diminuir o valor real da conta. 

Quem possui direito a esse benefício?

Tarifa Social de Emergência Elétrica
Imagem: Istock Photos

O benefício de Tarifa Social de Energia Elétrica somente será liberado para os brasileiros que atendam aos seguintes casos: 

Famílias cadastradas no CadÚnico

Além de fazer parte do Cadastro Único do Governo, o beneficiário ainda deve ter um salário igual ou menor ao valor do salário mínimo. 

Pessoas com doença patológica

Famílias que possuam, entre os membros, alguém com algum tipo de doença patológica que requer tratamento de uso contínuo de aparelho. Entretanto, somente é válido, caso apenas um dos membros da família receba um salário menor ou equivalente a 3 salários mínimos. 

BPC 

Beneficiários de Prestação Continuada da Assistência Social também podem realizar a solicitação para fazer parte do benefício social de energia elétrica do governo. 

Saiba como fazer a solicitação da Tarifa Social de Energia Elétrica 

Imagem: Istock Photos

Para que a família tenha acesso ao benefício, é necessário que um dos integrantes se desloque até uma das unidades de distribuição de energia do município em questão. 

O cidadão responsável, ao comparecer, deve ter em mãos alguns documentos necessários para a realização do cadastro, tais como: 

  • CPF;
  • Código Familiar do CadÚnico;
  • Código da Unidade;
  • Caso receba BPC, precisa apresentar o número do benefício.

A inscrição presencial é exigida apenas até o final do mês de dezembro deste ano. A partir do ano de 2022, toda a inscrição e solicitação será realizada de forma automática para famílias cadastradas no Cadastro Único. Sendo assim, não será necessário o comparecimento na unidade de distribuição de energia elétrica. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.