Novas regras para o empréstimo consignado são lançadas

Para oferecer maior proteção ao aposentados e pensionistas contra golpes e crimes cibernéticos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu algumas regras para a oferta de empréstimo consignado.

Em suma, o interessado no crédito pela modalidade precisará oferecer mais informações ao órgão caso queria solicitar um empréstimo consignado. Além disso, o segurado deve atingir um nível de cadastro no sistema do governo federal, que pode ser prata ou ouro, para contratar o serviço.

Para chegar nesse patamar, os segurados devem conseguir a permissão por meio de QR Code ou de acesso. Além disso, também é necessário encaminhar documentos de caráter pessoal com foto. Os processos podem ser feitos de forma presencial nas agências do INSS ou pelo site Meu INSS.

“Apenas estamos com uma segurança a mais com o uso do selo do Meu INSS. A documentação exigida é para caso ocorra algum pedido irregular”, explicou o instituto em nota. A mesma sistemática também se aplica para quem deseja bloquear ou desbloquear a opção de empréstimo consignado.

Lembrando que os débitos originados desta operação de crédito são descontados diretamente da folha de pagamento (salário ou benefício) de quem é aposentado, pensionista do INSS ou atua como servidor público. Se solicitados indevidamente, podem prejudicar o recebimento do benefício pelo segurado.

Conheça o empréstimo consignado

O crédito consignado é aquele tipo de empréstimo que você solicita e passa a ter o valor das parcelas cobrado direto na folha de pagamento — ou seja, o desconto é feito diretamente no salário ou na aposentadoria.

Ele pode ser obtido em bancos, seguradoras ou financeiras, cuja duração não deve ser superior a 96 meses no caso de servidores públicos federais e 72 meses para aposentados e pensionistas do INSS. Em entrevistas, ministros de estado já comentaram sobre a possibilidade que o prazo passe para 120 meses.

Os juros e demais encargos variam conforme valor contratado. O sítio do Banco Central disponibiliza a lista completa das respectivas taxas de juros praticadas pelos bancos (as taxas atuais máximas praticadas são de 2,08% ao mês para o empréstimo, e de 3,00% ao mês para o cartão consignado em relação ao crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.