Bolsas americanas fecham em alta um dia antes do FED

Apesar de ser feriado no Brasil, hoje as bolsas americanas operaram normalmente. E para a alegria de investe lá fora, os três índices das bolsas americanas fecharam em alta. O Dow Jones ultrapassou, pela primeira vez, os 36 mil pontos.

Os resultados trimestrais animam os investidores, mas o FED deve anunciar o início do tapering amanhã.

Otimismo nas bolsas americanas

Os resultados trimestrais das empresas americanas estão animando os investidores. Por lá, as bolsas estão subindo de forma relevante, o que faz o Ibovespa descolar hoje. Já aqui, não houve pregão, mas as bolsas americanas fecharam em festa.

No pregão de hoje, 2, o Dow Jones subiu 0,39%, atingindo patamares máximos, ultrapassando os 36 mil pontos. Já o índice S&P500 teve uma alta menor, de 0,37%. No caso do índice Nasdaq, a alta foi de 0,34%

Por lá, as ações da Pfizer operaram em forte alta. Subindo acima de 4%, a cotação foi reflexo do aumento do lucro líquido da companhia, superando as expectativas. Por outro lado, a Under Armour também operou em alta de quase 14%, com resultados também acima das expectativas.

Já no setor de games, a Activision Blizzard anunciou um Lucro Por Ação (LPA) de 0,72, antes expectativas de 0,70. Apesar disso, os acionistas não gostaram nada do que viram no restante do balanço e o preço caiu mais de 2% hoje. Vale lembrar que funcionárias acusam a empresa de ter uma política de assédio sexual. A diretoria nega as acusações, mas há diversos processos judiciais em andamento.

bolsas americanas FED
Foto: Pexels / Reprodução

Mas o que interessa mesmo é…

tapering que deve ser anunciado amanhã pelo FED, o banco central americano. Isso porque com a pandemia a injeção de dinheiro na economia foi bastante forte e a entidade acha que é a hora de parar. Apesar disso, a inflação alta preocupa, pois pressionará os juros para cima.

Dessa forma, ao colocar dinheiro na economia de forma bastante forte, o banco central americano contribuiu para a escalada dos preços. Com o índice de inflação batendo os 5% no país, um valor bastante alto para a economia de lá, o FED deve diminuir a recompra de títulos públicos nos próximos meses. Além disso, o mercado já espera um aumento na taxa de juros por lá, para tentar acalmar a inflação.

Com esse aumento das taxas de juros, investidores internacionais devem sair de mercados emergentes, como o Brasil, para buscar maior segurança, mesmo que com uma menor rentabilidade, nos títulos da dívida dos Estados Unidos.

Apesar de ser um “fato consumado” o aumento dos juros, o mercado ainda não sabe quando isso ocorrerá. Por isso, antes de qualquer reunião do FED, a expectativa dos investidores cresce, o que pode gerar oscilações maiores no mercado.

Apesar disso, para os próximos dias são esperadas correções nos índices, o que aumenta a probabilidade de fechamentos no negativo em Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones. Apesar disso, os rendimentos até agora mostraram que diversificar o patrimônio no mercado americano gerou excelentes resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.