B3: desmistificando a bolsa de valores nacional

A primeira ideia que vem à cabeça quando se fala em bolsa de valores nacional (B3) é aquele cenário onde várias pessoas gritam ordens de compra e venda de ações em meio a uma bagunça. Porém, atualmente a bolsa não opera dessa forma, há mais de 10 anos as transações vêm acontecendo de forma virtual.

Preparamos este texto para desmistificar a imagem que muitos podem ter da bolsa de valores. Você sabia que apenas 0,3% dos brasileiros investem na B3 (Bolsa de valores nacional)? Por isso, caso queira entrar para este mercado de investimentos lucrativos, continue a leitura e saiba mais.

O que é a Bolsa de valores?

A bolsa de valores é um mercado de títulos, pessoas ou empresas podem comprar ou vender estes. Por isso, a B3 busca fazer estes processos de compra e venda rápidos e seguros. Esta entidade administra e registra todas as negociações que são realizadas.

Ao comprar uma ação de uma empresa você se torna um sócio desta. Portanto pode receber dividendos, bonificações ou revender a sua participação em um momento de alta da empresa.

Vale lembrar que ações não são o único tipo de aplicações negociadas na bolsa de valores. Por exemplo, commodities, derivativos e moedas também podem ser comprados e vendidos.

1º passo para ter sucesso na B3

Em primeiro lugar, para ter sucesso na B3, é preciso que você saiba qual é o momento certo para comprar e para vender seus títulos. Portanto, é necessário comprar títulos quando estes estão em baixa e os vender durante momentos de valorização.

Pode ser complicado no começo entender qual é a lógica por trás destes movimentos da B3. No entanto, existem corretoras de valores nas quais um analista irá fazer indicações dos melhores investimentos para você. É importante lembrar que o único profissional que pode fazer recomendações de investimentos na bolsa é o analista financeiro, uma vez que este tem estudo na área.

2º passo para ter sucesso na B3

Uma vez que você tiver uma noção maior sobre o momento de compra e venda é possível ir para o segundo passo. Este é o que analistas financeiros chamam de gestão de risco e planejamento.

Como investimentos em renda variável não apresentam certeza de retorno é necessário saber se planejar. Por isso, saiba que um dos fatores principais que garantem sucesso na B3 é a capacidade de lidar com cenários ruins.

Sendo assim, este passo se refere à capacidade de estar pronto para reagir a eventuais prejuízos do mercado e se preparar para adversidades. Desta forma, mesmo depois de não ter os retornos esperados você pode continuar investindo.

3º passo para ter sucesso na B3

Esse é o momento que mais assusta os investidores, é hora de ir para a prática. Tente começar colocando uma quantidade pequena de dinheiro e tendo em mente que esta primeira aplicação tem apenas fins educativos.

Também é importante procurar por uma corretora que te ofereça informações e analistas confiáveis. É possível até mesmo encontrar corretoras que não cobram por esse serviço, por isso procure com atenção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.