Como investir em criptomoedas: guia prático para começar agora

Que saber como investir em criptomoedas? Hoje você confere em nosso artigo!

Como investir em criptomoedas? Com a popularidade desse ativo digital, não é difícil já se ter feito esta pergunta. Se você também é uma pessoa interessada em entender mais, e até mesmo se inserir nesse mercado, o nosso artigo pode te auxiliar.

Como investir em criptomoedas
Como investir em criptomoedas – Imagem: Reprodução/Pexels

O que é criptomoeda?

Criptomoeda é um termo que descreve uma moeda digital baseada em tecnologias de criptografia, mais especificamente, blockchain.

Assim, elas são praticamente uma revolução no sistema financeiro tradicional, de modo que permitem transações peer-to-peer. Ou seja, sem a necessidade de intermediários, como bancos ou governos.

Uma das características mais marcantes das criptomoedas é a descentralização, o que significa que não são controladas por uma autoridade central.

A principal criptomoeda hoje é o Bitcoin (BTC), que deu inicio a toda essa revolução. No entanto, não demorou muito e surgiram as altcoins, que são criptomoedas alternativas ao BTC.

Hoje, o mercado está em contínua expansão, e quanto mais entendida é a tecnologia blockchain, mais projetos inovadores surgem. Seja na área financeira, burocrática, de jogos, enfim, é possível encontrar criptomoedas com diferentes finalidades, e claro, cada uma tem o seu valor a partir do que pode oferecer.


Como funciona a criptomoeda?

A base tecnológica das criptomoedas é a blockchain, uma espécie de livro-razão digital que registra todas as transações de forma transparente e imutável.

Como funciona a criptomoeda?
Como funciona a criptomoeda? – Imagem: Reprodução/Pexels

As transações são validadas e confirmadas por uma rede descentralizada de computadores, conhecidos como nós. Esse processo, chamado de mineração, garante a segurança e a integridade da rede, evitando fraudes e duplicações.

Afinal, o que uma pessoa vê em seu computador, é possível ver em todos, o que cria um sistema transparente e mais seguro.

Na prática,  hoje uma das formas mais comuns de funcionamento da criptomoeda, é como um ativo digital. Muitas moedas estão atreladas a um projeto, nestes casos, as cripto estão para seus projetos como as ações estão para as empresas.

Outro forma na qual a criptomoeda tem muita funcionalidade, é como moeda de troca. Seja em dApps (Aplicativos Descentralizados), e em alguns casos, para comprar produtos comuns, é cada vez mais fácil encontrar pessoas que aceitam pagamento em cripto.


Quais são os diferentes tipos de criptomoedas?

Existem milhares de criptomoedas disponíveis atualmente, cada uma com suas características únicas e finalidades. Bitcoin (BTC), a primeira e mais conhecida criptomoeda, foi projetada como uma forma de dinheiro digital.

Ethereum (ETH) introduziu contratos inteligentes e aplicativos descentralizados em sua blockchain. Ripple (XRP) foca em soluções de pagamento transfronteiriço, enquanto Litecoin (LTC) oferece transações mais rápidas que o Bitcoin.

Além disso, diversas outras criptomoedas têm propósitos específicos, como privacidade (Monero – XMR) e armazenamento de dados (Filecoin – FIL).

Há as famosas memecoins (Dogecoin – DOGE), gamecoins como (GALA – GALA), moedas relacionadas ao metaverso (Decentraland – MANA), entre outras. Ao se relacionar com este universo, você encontrará um meio no qual é possível se aprofundar, do mesmo modo que você pode explorar outros.


Quais são os riscos de investir em criptomoeda?

Apesar das oportunidades que as criptomoedas oferecem, investir nelas também envolve riscos significativos. Afinal, a volatilidade dos preços é notória, com valores podendo flutuar drasticamente em curtos períodos.

Quais são os riscos de investir em criptomoeda?
Quais são os riscos de investir em criptomoeda? – Imagem: Reprodução/Pexels

A falta de regulamentação em algumas jurisdições pode aumentar o risco de fraudes e golpes. Além disso, o armazenamento inadequado das chaves privadas pode resultar na perda permanente de ativos digitais.


Como investir em criptomoeda?

Até chegar aqui, você já entendeu melhor sobre este ativo. Então, é hora de ver como você pode investir em criptomoedas:

  1. Escolha uma corretora de criptomoeda: pesquise e selecione uma corretora confiável e regulamentada que ofereça as criptomoedas que você deseja adquirir;
  2. Abra uma conta na corretora: registre-se na plataforma escolhida, fornecendo as informações necessárias e concluindo o processo de verificação, se aplicável;
  3. Deposite dinheiro na conta: transfira fundos para a sua conta na corretora, normalmente por meio de transferência bancária, cartão de crédito ou outras opções disponíveis;
  4. Compre criptomoeda: utilize os fundos depositados para comprar as criptomoedas de sua escolha, seguindo as instruções da corretora;
  5. Guarde sua criptomoeda em uma carteira segura: após a compra, é recomendado transferir suas criptomoedas para uma carteira pessoal, preferencialmente uma carteira offline (hardware wallet) que oferece maior segurança contra ataques cibernéticos.

Concluímos que as criptomoedas representam um avanço significativo no mundo financeiro, proporcionando novas maneiras de transacionar, investir e até mesmo criar soluções inovadoras.

No entanto, é crucial entender os riscos envolvidos e tomar medidas de segurança adequadas ao investir em criptomoedas. Ao seguir os passos mencionados para investir, você estará melhor preparado para aproveitar as oportunidades desse mercado em constante evolução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.