Saiba como ter o novo cartão do Bolsa Família 2023

Desde o retorno do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, muitas são as dúvidas sobre diversos pontos do benefício social. Por exemplo, agora o novo cartão do Bolsa Família 2023 não é mais solicitado nas agências da Caixa Econômica Federal.

O cartão do Bolsa Família passa a ser virtual. É fácil de solicitar e conta com praticidade de uso. A seguir, o passo o passo para ter acesso ao novo cartão do programa social.

Passo a passo para solicitar o novo cartão do Bolsa Família 2023

Para contar com o novo cartão do benefício social, conforme já mencionado, a adesão deve ser feita de forma virtual, assim como é o cartão. Nesse caso, basta se cadastrar no aplicativo. Siga os passos a seguir:

  1. Na loja de aplicativos do aparelho de telefone celular, busque pelo app CAIXA Tem, que é gratuito.
  2. Ao fazer o download, abra o aplicativo.
  3. Na primeira tela do CAIXA Tem, escolhe e entre na opção “Cadastre-se e abra sua conta”.
  4. Então, serão pedido dados pessoais, além de preencher informações como CPF, RG, endereço, será preciso tirar fotos do documento – que comprovarão a autenticidade do usuário.
  5. Além disso, não se esqueça de cadastrar um e-mail, que deve ser o que o usuário mais usa com freqüência.
  6. Por fim, conclua o processo. Pronto, uma conta Poupança Digital Social é vinculada ao titular do CAIXA Tem automaticamente, como se fosse o novo cartão do Bolsa Família 2023. A conta não tem cobrança de taxas e por ela é possível receber todos os benefícios sociais, além de trabalhistas (como os saques aniversários do FGTS).

Dessa forma, não é preciso se deslocar a agências da Caixa Econômica Federal. A movimentação da conta pode ser feita por PIX, pagamento de boletos, transferências, entre outras transações.

Bolsa família

Quem tem direito ao Bolsa Família 2023

E por falar no novo cartão do Bolsa Família 2023, vale relembrar os critérios gerais do programa social. Por exemplo, os cidadãos que têm direito ao benefício, neste ano, devem estar enquadrados na regra geral:

Famílias ou pessoas com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. No caso, é somada a renda de todos os integrantes de uma família e o resultado é dividido pelo número de membros, que deve ser igual ou menor que R$ 218.

Casos em que existam, na família, beneficiários de programas sociais como o BCP, são avaliados e orientados pelo CRAS de referência da família.

Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos (sob pena de retenção do benefício):

A família (ou pessoa) deve atualizar o seu CadÚnico sempre que houver alterações de renda, residência, composição familiar e outros.

Os beneficiário do programa devem atualizar o CadÚnico ao menos a cada 24 meses. Ou seja, o benefício pode ser bloqueado se não houver atualização de dois anos em diante – mesmo que não existam alterações a serem informadas.

Os cidadãos beneficiados pelo Bolsa Família 2023 também devem se atentar às regras abaixo:

  • Gestantes: realizar o  acompanhamento pré-natal;
  • Todos os membros da família beneficiária precisam acompanhar o calendário nacional de vacinação;
  • Crianças de até 7 anos de idade necessitam comparecer a realização do acompanhamento do estado nutricional;
  • Crianças de  4 a 5 anos devem cumprir frequência escolar mínima de 60%;
  • Já os beneficiários do programa social que têm entre de 6 a 18 anos e que não completaram ainda a educação básica, precisam apresentar frequência escolar mínima de 75%.

Qualquer dúvida ou problemas, o beneficiário deve agendar um horário no CRAS mais próximo, para que não exista o bloqueio do Bolsa Família. A agendamento pode ser feito pela internet, pelo aplicativo do CadÙnico ou mesmo pessoalmente.

O Bolsa Família 2023 foi assinado no dia 02 de março de 2023, pelo atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, junto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (o extinto Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.