Renda fixa tem riscos? Saiba a fundo sobre o tema

Todo investimento possui uma parcela de risco, seja grande ou pequena. As aplicações em renda fixa são muito específicas para perfil de investidor conservador, pois oferecem menos risco e maior segurança. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos informar se a renda fixa tem riscos.

O que é investimento em renda fixa?

O investimento em renda fixa, são todos os investimentos que envolvem empréstimos de dinheiro por parte do investidor para o Tesouro Nacional ou instituições financeiras, por um determinado tempo. Dessa forma, quando finalizar o tempo, o investidor receberá de volta o seu investimento, acrescido de juros ou de valores determinados por indexadores como a taxa SELIC ou o IPCA.

Quais são os tipos de risco em investimentos de renda fixa?

Os investimentos de renda fixa são os que apresentam a menor taxa de risco, mas, mesmo assim, existem. Sendo assim, vamos apresentar os riscos envolvidos na renda fixa:

Liquidez

A liquidez significa a rapidez e a facilidade em que uma aplicação pode ser transformada em dinheiro.
Dessa forma, os investimentos de renda fixa possuem liquidez diferenciada dependendo do tipo de aplicação feita. Existem alguns títulos que possuem liquidez diária, e outros que só podem ser resgatados na data de vencimento do título, e ainda outras, que possibilitam o resgate do título, mas diminui a rentabilidade.

Entretanto, sabe-se que quanto maior for o tempo de investimento, maior será a rentabilidade do título.

Crédito

O risco de crédito envolve a probabilidade de inadimplência. Este risco depende da instituição financeira emissora do título. Neste caso, investir em títulos do Tesouro Nacional possui menor risco de crédito, tendo em vista que quem emite estes títulos é o Governo Federal. Já no caso das instituições financeiras, é preciso cuidar para que seja de maior porte e com menos problemas de caixa, e assim, evitar os riscos de crédito.

Ainda, cabe informar que os títulos que possuem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) possuem menor risco de crédito. A cobertura dada pelo FGC é para investimentos de até R$250.000,00 considerando o investimento e os juros a serem recebidos, por CPF ou CNPJ.

Os investimentos de renda fixa são os que apresentam a menor taxa de risco – Reprodução AdobeStock

Mercado

Os riscos de mercado existem em títulos prefixados. Neste caso, somente ocorre a garantia da rentabilidade se a aplicação se mantiver até o período do vencimento. No entanto, se o investidor quiser vender o título antes do prazo predeterminado, ele terá que assumir o preço de mercado do título no momento da venda. Assim, se o valor do título estiver menor na hora da venda, o investidor terá prejuízo com a sua aplicação, pois receberá menos rentabilidade.

Outro risco de mercado é a perda financeira gerada pela inflação, principalmente. Se a inflação for maior que a rentabilidade da aplicação, o aporte financeiro perderá o seu poder de compra. Mesmo com uma baixa incidência de risco, existem sim, riscos em investimentos de renda fixa. Mas são os investimentos mais seguros que existem no mercado financeiro.

O único cuidado que o investidor tem que ter neste tipo de investimento, é com a liquidez. Tenha certeza da liquidez quando você fizer os investimentos.

O post Renda fixa tem riscos? Saiba a fundo sobre o tema apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.