O que são Futuros no mercado financeiro?

Futuros, ou contrato futuros como são chamados, são contratos financeiros derivativos que obrigam as partes a comprar ou vender um ativo em uma data e preço futuros predeterminados. O comprador deve comprar ou o vendedor deve vender o ativo subjacente ao preço definido, independentemente do preço de mercado atual na data de vencimento.

Os ativos subjacentes incluem commodities físicas e instrumentos financeiros. Esses contratos detalham a quantidade do ativo subjacente e são padronizados para facilitar a negociação em uma bolsa de futuros . Esses mercados podem ser usados ​​para hedge ou especulação comercial.

O funcionamento dos Futuros

Os contratos Futuros permitem que os traders bloqueiem o preço do ativo ou commodity subjacente . Esses contratos têm datas de vencimento e preços definidos que são conhecidos antecipadamente. Esses contratos são identificados pelo mês de vencimento. Por exemplo, um tipo desse contrato de ouro em dezembro expira em dezembro.

Traders e investidores usam o termo futuros em referência à classe geral de ativos. No entanto, existem muitos tipos desses contratos disponíveis para negociação, incluindo:

Futuros de commodities com commodities subjacentes, como petróleo bruto, gás natural, milho e trigo;
Futuros de índices de ações com ativos subjacentes, como é o caso do Ibovespa Futuro;
Futuros de moedas, incluindo os do euro e da libra esterlina;
Futuros de metais preciosos para ouro e prata;

O comprador de um contrato de Futuros, por outro lado, é obrigado a tomar posse da mercadoria subjacente (ou o equivalente financeiro) no momento do vencimento e nunca antes. O comprador de um contrato como esse pode vender sua posição a qualquer momento antes do vencimento e ficar livre de sua obrigação. Dessa forma, os compradores de opções e contratos futuros se beneficiam do fechamento da posição de um detentor de alavancagem antes da data de vencimento.

Utilidade desse mercado

Os mercados Futuros normalmente usam alta alavancagem . Alavancagem significa que o trader não precisa colocar 100% do valor do contrato ao entrar em uma negociação. Em vez disso, o corretor exigiria um valor de margem inicial , que consiste em uma fração do valor total do contrato.

Nesse sentido, uma alta alavancagem para o investidor aumenta o seu risco, com isso é muito comum presenciar traders que “quebraram” nesse mercado devido à sua alta alavancagem.

A bolsa onde o contrato desse mercado é negociado determinará se o contrato é para entrega física ou se pode ser liquidado em dinheiro. Uma corporação pode firmar um contrato de entrega física para fixar o preço de uma mercadoria necessária para a produção. 

No entanto, muitos contratos desse tipo envolvem comerciantes que especulam sobre o comércio. Esses contratos são fechados ou compensados, a diferença entre a negociação original e o preço de fechamento da negociação – e têm uma liquidação em dinheiro .

O post O que são Futuros no mercado financeiro? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.