O preço do Gás de Cozinha terá uma redução de 7% em 2023; Confira os menores preços do país.





Brasil caiu em 2023. Confira os detalhes dos preços médios em cada região e saiba mais sobre o Auxílio Gás do governo federal.”>


Preço do Gás de Cozinha cai em 2023

Preço do Gás de Cozinha cai em 2023

Redução do preço do gás de cozinha em 2023

O ano de 2023 foi muito positivo para os brasileiros que compram gás de cozinha. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ficou 7% mais barato no ano passado, em relação ao ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os consumidores do país conseguiram economizar, em média, R$ 7,66 com a redução do preço do botijão de 13 quilos. Essa redução foi especialmente significativa para as famílias de baixa renda.

Auxílio Gás às famílias de baixa renda

O Governo Federal atende milhões de pessoas com o Auxílio Gás desde 2021, ajudando as famílias de baixa renda do país a adquirirem gás de cozinha. Em 2023, o benefício foi mantido turbinado durante todo o ano, cobrindo o valor total do botijão de gás, com parcelas que superaram a média nacional informada pela ANP.

Para 2024, no entanto, o governo anunciou que o benefício voltará a cobrir apenas metade do valor médio do botijão de gás de cozinha.

Variação do preço nas regiões brasileiras

Em 2023, o preço médio do gás de cozinha caiu em todas as regiões brasileiras. O Sudeste terminou o ano com o menor preço médio do país, embora tenha perdido essa posição para o Nordeste em algumas semanas.

Entretanto, dois estados, Amazonas e Roraima, apresentaram aumento no preço médio, tornando o gás de cozinha mais caro em relação a 2022.

Tabela de comparação de valores por unidade federativa

Confira abaixo a comparação dos valores médios do gás de cozinha nos estados em 2022 e 2023, destacando as maiores reduções e os estados com os preços mais elevados:

Unidade Federativa Preço médio 2022 Preço médio 2023

Na última semana de 2022, a ANP não divulgou dados referentes ao Acre. Contudo, na semana anterior, o valor médio chegou a R$ 121,80, ou seja, o botijão ficou mais barato na capital acreana. As maiores reduções no preço do botijão de gás foram observadas em estados nordestinos, seguidos por estados do Centro-Oeste.

Ficou interessado em saber mais sobre a história do preço do gás de cozinha no Brasil? Descubra a surpreendente mudança no ranking dos estados com os preços médios mais acessíveis para o consumidor!


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.