Connect with us

Investimentos

Nasdaq: conheça a bolsa mais digital do mundo

Publicado

on

As bolsas de valores americanas são as principais do mundo e saber como elas funcionam pode mudar a forma como você vê os seus investimentos. Isso porque os Estados Unidos têm 3 bolsas de valores tradicionais e cada uma delas tem um foco específico. Por isso, se você deseja investir na principal economia do mundo, saber a diferença entre as três bolsas (S&P 500, Nasdaq e Dow Jones) pode fazer diferença na sua escolha.

Por isso, hoje vamos falar da Nasdaq, a bolsa mais digital do planeta e a segunda maior do mundo. Ela é tida como um potencial do mercado e, nesse ano, teve o segundo maior rendimento, ficando atrás apenas do S&P 500.

O que faz a Nasdaq?

A Nasdaq opera da mesma forma que a B3 por aqui. Com algumas diferenças, como a parte da renda fixa e das commodities, a empresa é uma bolsa de valores e une compradores e vendedores de empresas que querem abrir capital na bolsa. Diferentemente do Brasil, onde a B3 é a única opção, nos EUA a empresa escolhe onde listará seus ativos.

Por isso, elas decidiram que, em vez de competir, elas buscariam se organizar de tal forma que a concorrência diminuísse. Dessa forma, a Nasdaq tem, em sua grande maioria, empresas ligadas à tecnologia. Assim, as empresas de lá fazem parte do universo digital, que teve uma enorme expansão em 2020 e 2021. Nesses dois anos, o índice da Nasdaq subiu 74%, enquanto o S&P subiu 47,5%. Essa maior afinidade por empresas de tecnologia fez com que a bolsa subisse muito, principalmente por causa da digitalização de empresas por causa da pandemia.

publicidade

Por lá, estão listadas empresas famosas, como Netflix, Google (Alphabet) e Microsoft. Ao contrário do que se pensa, a Nasdaq tem um grande volume de negociações e é uma das principais formas de comprar e vender empresas do mundo, por parte dos investidores internacionais. Além disso, uma curiosidade é que a Nasdaq não tem espaço físico, operando 100% no digital.

Foto: Zef Nikolla | Reprodução

Como investir nela?

Com o sonho de participar do mercado americano, muitas pessoas gostaria de entrar diretamente nesse mercado e comprar e vender as maiores ações do mundo. Contudo, isso pode ser um pouco burocrático e, por isso, a bolsa de valores brasileira já deu um jeito de resolver esse pequeno problema.

Atualmente, para investir diretamente na Nasdaq é preciso abrir uma conta em uma corretora americana. Para isso, você deve pesquisar qual a melhor plataforma para a sua necessidade, o que pode dar um pouco de trabalho no início. Depois disso, você deve fazer a conversão do real para o dólar e, posteriormente, enviar para a corretora esse dinheiro. Para os brasileiros, a Avenue pode ser uma excelente alternativa.

Por outro lado, se você não quer ter esse trabalho todo, você pode comprar, diretamente na sua corretora brasileira, o ETF NASD11, que replica, com bastante eficiência, os rendimentos do índice de ações da bolsa americana. Para isso, você precisa apenas comprar o ativo e deixar os rendimentos aparecerem. Contudo, como todo ETF, isso incorre em alguns custos, que você deve estudar antes de investir no ativo.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.