Nasdaq: conheça a bolsa mais digital do mundo

As bolsas de valores americanas são as principais do mundo e saber como elas funcionam pode mudar a forma como você vê os seus investimentos. Isso porque os Estados Unidos têm 3 bolsas de valores tradicionais e cada uma delas tem um foco específico. Por isso, se você deseja investir na principal economia do mundo, saber a diferença entre as três bolsas (S&P 500, Nasdaq e Dow Jones) pode fazer diferença na sua escolha.

Por isso, hoje vamos falar da Nasdaq, a bolsa mais digital do planeta e a segunda maior do mundo. Ela é tida como um potencial do mercado e, nesse ano, teve o segundo maior rendimento, ficando atrás apenas do S&P 500.

O que faz a Nasdaq?

A Nasdaq opera da mesma forma que a B3 por aqui. Com algumas diferenças, como a parte da renda fixa e das commodities, a empresa é uma bolsa de valores e une compradores e vendedores de empresas que querem abrir capital na bolsa. Diferentemente do Brasil, onde a B3 é a única opção, nos EUA a empresa escolhe onde listará seus ativos.

Por isso, elas decidiram que, em vez de competir, elas buscariam se organizar de tal forma que a concorrência diminuísse. Dessa forma, a Nasdaq tem, em sua grande maioria, empresas ligadas à tecnologia. Assim, as empresas de lá fazem parte do universo digital, que teve uma enorme expansão em 2020 e 2021. Nesses dois anos, o índice da Nasdaq subiu 74%, enquanto o S&P subiu 47,5%. Essa maior afinidade por empresas de tecnologia fez com que a bolsa subisse muito, principalmente por causa da digitalização de empresas por causa da pandemia.

Por lá, estão listadas empresas famosas, como Netflix, Google (Alphabet) e Microsoft. Ao contrário do que se pensa, a Nasdaq tem um grande volume de negociações e é uma das principais formas de comprar e vender empresas do mundo, por parte dos investidores internacionais. Além disso, uma curiosidade é que a Nasdaq não tem espaço físico, operando 100% no digital.

Nasdaq
Foto: Zef Nikolla | Reprodução

Como investir nela?

Com o sonho de participar do mercado americano, muitas pessoas gostaria de entrar diretamente nesse mercado e comprar e vender as maiores ações do mundo. Contudo, isso pode ser um pouco burocrático e, por isso, a bolsa de valores brasileira já deu um jeito de resolver esse pequeno problema.

Atualmente, para investir diretamente na Nasdaq é preciso abrir uma conta em uma corretora americana. Para isso, você deve pesquisar qual a melhor plataforma para a sua necessidade, o que pode dar um pouco de trabalho no início. Depois disso, você deve fazer a conversão do real para o dólar e, posteriormente, enviar para a corretora esse dinheiro. Para os brasileiros, a Avenue pode ser uma excelente alternativa.

Por outro lado, se você não quer ter esse trabalho todo, você pode comprar, diretamente na sua corretora brasileira, o ETF NASD11, que replica, com bastante eficiência, os rendimentos do índice de ações da bolsa americana. Para isso, você precisa apenas comprar o ativo e deixar os rendimentos aparecerem. Contudo, como todo ETF, isso incorre em alguns custos, que você deve estudar antes de investir no ativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.