AS 10 small caps preferidas do mercado, segundo analistas

As small caps são as empresas mais buscadas pelos investidores profissionais e, principalmente, pelos gestores dos fundos de investimentos. Isso porque elas têm um grande potencial de valorização no longo prazo, o que também gera maiores riscos. Contudo, analistas recomendam que os investidores diversifiquem entre diversos ativos.

Por isso, selecionamos as 10 small caps favoritas dos grandes analistas de investimentos do país. Elas servirão como ponto de partida na sua pesquisa pela melhor empresa para investir em 2022.

Os motivos para investir em small caps

Mas antes de falar as empresas, é preciso falar os motivos pelos quais você deve, sempre, buscar small caps no mercado. Isso porque, apesar do nome complicado, a estratégia por trás desses ativos é de crescimento, o que leva, sempre, à valorização das cotas no longo prazo.

Small caps são empresas menores da bolsa. Dessa forma, elas não são as maiores empresas do mercado e sequer são líderes de mercado em seus setores. Exatamente por isso, são empresas que podem crescer muito e tomar uma fatia do mercado das empresas que já estão consolidadas. Um dos grandes exemplos de 2021 foi a PetroRio, que tomou parcela de mercado da Petrobrás. Nesse ano, a PRIO3 subiu 38,17%, contra quase 12% de queda do Ibovespa.

Por isso, essas empresas podem desempenhar bem, mesmo em cenários adversos para a bolsa de valores. Dessa forma, elas podem servir, em alguns casos, como proteção contra as quedas dos índices. Apesar disso, nem sempre isso é verdade. Isso porque mesmo sendo empresas de crescimento, elas são as mais afetadas em cenários de crise, tanto em seus negócios, como no preço dos ativos. Por isso, uma carteira de small caps não deve render tão acima do mercado, mas se dentre 10 ações você acertar uma ou duas que valorizarão muito, sua carteira já deve superar o Ibovespa.

small caps
Foto: Isaac Smith | Reprodução

As ações favoritas para 2022

Para saber quais são os 10 ativos favoritos, analisamos as recomendações de 4 casas de análises. Segundo elas, alguns ativos têm maior potencial de crescimento que outros e a ideia é buscar uma carteira que possa achar bons rendimentos nesse próximo ano.

O resultado é uma lista com empresas que a grande maioria das pessoas ainda não conhece. É exatamente isso que acontece: as small caps passam a ser reconhecidas após os bons resultados. Então, se você conseguir se adiantar ao mercado, pode pegar uma excelente onda de alta.

A primeira empresa é a BrasilAgro (AGRO3), empresa que lida com grandes campos de plantação de commodities importantes ao Brasil, como cana-de-açúcar, milho e soja. A segunda é Alper (APER3), uma consultoria e corretora de seguros. A terceira empresa é o Instituto Hermes Pardini (PARD3), empresa que laboratórios e exames de saúde. Para a quarta empresa, a escolha das casas de análise foi a Ambipar, ativo que também foi recomendado pela Warren recentemente. A quinta empresa é a Irani (RANI3), empresa de papel e embalagens em geral.

Para a sexta small cap recomendada, os analistas escolheram 3R Petroleum (RRRP3), empresa que entrou no índice Bovespa para o ano de 2022. A sétima empresa é a Randon (RAPT4), empresa gaúcha de solução em transportes. A oitava empresa é a Espaço Laser (ESPA3), a maior empresa de depilação a laser do país. A penúltima empresa recomendada é a Positivo (POSI3), empresa de componentes eletrônicos. A última recomendação ficou com Sinqia (SQIA3), empresa de soluções de sistemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.