Início Investimentos LCI e LCA: Você sabe a diferença entre cada um?

LCI e LCA: Você sabe a diferença entre cada um?

LCI e LCA

LCI e LCA são duas formas diferentes de investimento, no entanto, podem atuar e serem investidos da mesma forma

Atualmente pode ser encontrado inúmeros tipos de investimentos. Muitos deles são investimentos distintos, mas que atuam praticamente da mesma forma. Esse é o caso do LCI e LCA, que apesar de terem inúmeras diferenças, são investimentos que podem ser feitos juntos e garantir boa rentabilidade.

O que é LCI e LCA?

LCI e LCA

Ambas as siglas representam tipos de posições de crédito. LCI, na verdade, é Crédito Imobiliário e LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio.

Essas opções de crédito podem ser emitidos por vários tipos de instituições financeiras que possuam vínculos com imobiliárias e setores agrícolas.

LCI e LCA, no setor de investimento, são tipos diferentes de títulos de renda fixa para operações relativas a empréstimos a instituições financeiras.

Sendo assim, ao investir em LCI e LCA as instituições podem cobrar taxas maiores na hora de realizar o empréstimo dos recursos arrecadados em letras de créditos.

LCI e LCA: Quais as diferenças?

Uma das únicas diferenças entre LCI e LCA está relacionada ao tipo de Lastro de ambas as opções.

Na taxa LCI, o lastro vem totalmente dos empreendedores imobiliários que estão precisando de recursos para andamentos de obras. Diferentemente do LCA, cujo lastro são direitos creditórios de:

  • Agronegócios
  • Financiamentos;
  • Empréstimos para produtores rurais;
  • Cooperativas
  • Empresas que atuam no setor agrícola;

Isso porque, esse tipo de setor envolve vários tipos de atividades de desenvolvimento de sementes e outros serviços.

Sendo assim, é possível entender que LCI e LCA são emitidos de forma dependente a uma operação econômica real que sirva de lastro.

Características e rentabilidades deste tipo de investimento

LCI e LCA

Fazer investimentos em LCI e LCA é considerado uma grande forma de aplicação do dinheiro relativo à renda fixa.

Isso porque, ao fazer esse investimento que não envolve nenhum tipo de risco, a rentabilidade alcançada é consideravelmente maior.

Essa alta taxa de rentabilidade garante que esses ativos sejam um dos tipos mais populares entre investidores de renda fixa.

Por essa e outras razões, as principais características dos investimentos em LCI e LCA estão relacionados à sua:

  • Rentabilidade;
  • Segurança;
  • Liquidez;
  • Imposto de Renda;

Como investir neste tipo de aplicação?

LCI e LCA

Uma das principais razões desse tipo de investimento ser um dos favoritos entre investidores de renda fixa, é a forma simples como se pode realizar o investimento.

A tarefa mais importante é ter uma conta realizada em alguma corretora de valores que seja de confiança.

Assim que a conta for aberta, basta realizar a transferência de qualquer valor e escolher o título em que deseja investir.

Para que esse investimento possa realmente ser lucrativo, é importante saber em qual tipo de corretora realizar o investimento.

Isso porque, as taxas LCI e LCA demandam uma vasta qualidade de produtos financeiros dentro de uma corretora para que o investidor possa escolher diferentes tipos de títulos.

Escolher o título desejado para aplicação é a parte que mais precisa de atenção nesse investimento. Por isso a escolha da corretora certa é essencial.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui