Ipespe: Lula tem 44% dos votos contra 24% de Bolsonaro

Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula teria uma grande folga em relação ao segundo colocado, Bolsonaro, para uma disputa de segundo turno. Contudo, como a corrida eleitoral ainda não começou oficialmente, Lula ainda tem espaço para tentar a vitória ainda no primeiro turno. Isso é o que diz a pesquisa do Ipespe, que concluiu que Lula tem 44% dos votos, contra 24% de Bolsonaro. Moro e Ciro Gomes estão empatados em terceiro lugar na margem de erro.

A pesquisa foi financiada pela XP Investimentos, no custo de R$42 mil. O Ipespe coletou os dados entre 10 e 12 de janeiro, com mil pessoas entrevistadas nas cinco partes do país. Segundo o Instituto, a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mais uma pesquisa com Lula na frente

Até agora, nenhuma pesquisa devidamente cadastrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral mostrou o presidente Jair Bolsonaro na frente ou empatado com Lula. Do contrário, as pesquisas mostram, desde sempre, uma ampla vantagem do petista em relação ao atual presidente. No último estudo, o Ipespe deflagrou uma vantagem de 20 pontos percentuais, a favor de Lula.

Dentre as pessoas que responderam, 43% moram no Sudeste, 27% no Nordeste, 15% no Sul, 7% no Centro-Oeste e 8% no Norte. Além disso, o Instituto confirmou os dados do Poder 360, que também fez uma pesquisa eleitoral. Segundo o jornal, Lula teria 40% dos votos, contra 30% de Bolsonaro. Com isso, o atual cenário é de que Lula está ganhando votos de Bolsonaro, mas o atual presidente também está perdendo para a chamada terceira via, liderada por Sérgio Moro e Ciro Gomes.

Por outro lado, o Ipespe levou em consideração outros candidatos. Além de Lula (44%) e Bolsonaro (24%), há votos para Sérgio Moro (9%), Ciro Gomes (7%), João Dória (2%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Felipe D’Ávila (1%). Os brancos e nulos somaram 6% e as pessoas que não sabiam ou não responderam ficou na casa dos 7%.

Ipespe
Ipespe mostra a atual rejeição ao governo Bolsonaro. Foto: Ipespe | Divulgação

A avaliação do atual governo, segundo o Ipespe

Além de estipular que, no atual cenário, Lula seria o presidente eleito, a pesquisa ainda perguntou sobre a avaliação dos candidatos em relação ao atual governo de Bolsonaro. As respostas mostram que o percentual de reprovação atingiu 54% o que, na margem, pode ser um dos maiores índices de reprovação do atual presidente.

Segundo o Ipespe, a rejeição a Bolsonaro se manteve estável, ficando nos 54%, assim como nas três últimas pesquisas. Vale ressaltar que desde junho de 2021, o presidente conta com 50% ou mais de rejeição. A parcela que acha o governo bom ou ótimo somou 24%, mesmo percentual de votos do candidato do PP. Para 21% da amostra, o governo é regular. Contudo, em uma pesquisa manipulada, ou seja, com duas respostas possíveis, a rejeição foi para 64%, enquanto a aprovação subiu para 30%. Nessa parte 7% das pessoas não responderam.

Com isso, os dados do Ipespe enumeram que Bolsonaro tem uma base fiel e menor chances de conquistar o voto dos indecisos, no atual cenário. Por outro lado, Lula parece ser o escape dos indecisos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.