Investimentos para ir contra a manada e ganhar dinheiro
Se você já começou no mundo dos investimentos, eu tenho certeza que você comprou uma ação porque “todo mundo tem em carteiras”. Isso acontece porque você pensa que se todo mundo tem, porque logo você não teria, não é? E a isso chamamos de efeito manada, que é quando você toma ações porque vê que todo mundo está fazendo aquilo.
E se você faz o que todos fazem, você provavelmente vai deixar de ganhar dinheiro por ir com a manada. Isso porque o mundo dos investimentos é cheio de armadilhas e o mercado é extremamente irracional. Por isso, hoje vamos montar uma estratégia vencedora, que fará você repensar o seu modo de investir e, claro, ganhar dinheiro.
Como funciona a estratégia de investimentos?
Antes de explicar em números, vale ressaltar o racional por trás dela e porque, até hoje, ela deu muito certo. Ela é baseada na estratégia All Weather, de Ray Dalio, e na estratégia da “Fórmula Mágica“, de Joel Greenblatt. Para isso, separamos a carteira em renda fixa e em renda variável para ter um melhor retorno.
Isso porque a renda variável terá sempre seus bons momentos e seus momentos de tensão, como agora. O mesmo com a renda fixa, que tem seus altos e baixos nas taxas de juros. Para simplificar os cálculos, vamos colocar 50% para cada modalidade, mas você pode usar o percentual que achar melhor.
Renda fixa
Nessa parte dos seus investimentos, colocaremos 50% do seu dinheiro em renda fixa. Desses 50%, você dividirá os títulos em três partes iguais: IPCA, CDI ou Selic e o Prefixado. Com isso, você está protegido de todos os momentos dos investimentos.
Isso porque em cenários de inflação alta, você já tem os rendimentos do IPCA e, quando o Banco Central começar a subir a Selic, você pega todo esse movimento de subida. Nesse meio tempo, quando a Selic e a inflação baixarem, você tem o prefixado nas alturas, no movimento de baixa. Contudo, tem um “problema” que precisamos resolver: quando o IPCA está em alta, ele tomará maior parte da sua carteira. Com isso, a inflação estará em alta e você não comprará a inflação? A resposta é sim, porque quando a inflação está em alta, é sinal de que ela deve começar a baixar. E essa lógica funciona para todos os ativos aqui.
Renda variável
Nessa parte, temos uma estratégia simples e clara. Com ela, vamos comprar ações baratas e que dão lucro. Sem essa de especular sobre o “futuro do setor” ou da “confiança do mercado”. A estratégia é simples e pura.
Para isso, vamos enumerar as empresas do menor para o maior EV/Ebit e, depois, vamos enumerar do maior para o menor ROIC. Somando esses números, teremos o total e investiremos nas empresas com o maior somatório. É assim: digamos que você tem três empresas listadas na bolsa. A empresa X tem EV/Ebit de 10 e ROIC de 25%, a Y tem EV/Ebit de 20 e ROIC de 24% e a Z tem EV/Ebit de 30 e ROIC de 23%. Enumerando pelo EV/Ebit, X, Y e Z receberão os números 1 2 3, respectivamente. Na parte do ROIC, X, Y e receberão 3, 2 e 1 (lembre que um ROIC maior é sempre melhor). No final do somatório, cada uma terá um total de 4. É exatamente assim que fazemos. Na prática, o somatório dá diferente e você investe nas que tem maior soma.
Funciona essa estratégia de investimentos?
Sim. As carteiras que seguem essa estratégias têm retornos de cerca de 120% em três anos. Isso é uma média e não pode ser projetada para o futuro, mas mostra que os ganhos são bem acima do Ibovespa, por exemplo. Com isso, vale a pena reler o texto novamente, caso não tenha entendido alguma parte. Informação vale dinheiro!