Ibovespa sobe forte com otimismo nos Estados Unidos

O Ibovespa apresentou uma alta considerável nessa terça-feira, 11. O índice das principais ações brasileiras subiu 1,80%, zerando as perdas em 2022. Isso aconteceu apesar das notícias negativas por aqui. As ações subiram por causa de um tom mais amigável ao mercado adotado pelo presidente do banco central americano, Jerome Powell. Por lá, ele deu a entender que a alta dos juros não será tão agressiva.

Além disso, papéis importantes do Ibovespa, como Petrobrás e Vale, subiram percentuais relevantes. A notícia do aumento do preço da gasolina repercutiu bem entre os investidores da petrolífera. Lá fora, as bolsas americanas também refletiram otimismo em relação ao noticiário dos juros nos Estados Unidos.

Ibovespa acordou preocupado

Apesar da forte alta no dia de hoje, o mercado brasileiro começou preocupado com a situação econômica. Isso porque às 9h, o IBGE informou uma inflação acima do que os investidores esperavam. Apesar disso, o mercado subia à espera da fala do presidente do FED. O discurso, que começou às 12h, agradou e impulsionou o Ibovespa, que fechou nas máximas do dia.

Além disso, o índice brasileiro subiu pautado pelas duas principais ações listadas por aqui: Petrobrás e Vale. Para os acionistas da petrolífera, o aumento no preço da gasolina representa faturamentos maiores no curto prazo. Com isso, as ações de Petrobrás subiram 4,13% (PETR3) e 2,96% (PETR4). Ainda, as ações da Vale subiram 1,90%, acompanhando o ritmo do minério de ferro no mercado internacional. Dessa forma, com os dois ativos de maior peso no índice subindo, os papéis impulsionaram as altas.

Um dos destaques do dia também ficou com a carta do Banco Central ao Ministério da Economia. Para explicar a alta dos preços, a entidade disse que a alta das commodities e as pressões nas cadeias produtivas atrapalharam a contenção da inflação. Para os próximos meses, o BC sinalizou para um aumento das taxas de juros.

Porém, outras ações tiveram destaques maiores. Isso porque Méliuz, Petz e Natura lideraram as altas do dia, subindo 7,31%, 7,01% e 6,33%, nessa ordem. Contudo, na parte das quedas, BRFoods, Braskem e Embraer operaram em baixa de 1,27%, 1,19% e 1,09%, respectivamente.

Ibovespa
Foto: Kevin Dietsch/AP

Lá fora, o mercado reagiu bem

E não foi apenas no Ibovespa que os investidores mostraram a sua animação com o tom mais moderado do FED. Nos Estados Unidos, as bolsas operaram, todas, em alta, mas não se recuperaram das perdas desde o dia 3 de janeiro. O destaque negativo é a Nasdaq, que tem um resultado de -4,29% em 2022.

Apesar disso, o índice das ações de tecnologia subiu 1,41%, mas anda longe das máximas históricas atingidas em dezembro. Além dela, o S&P 500 subiu 0,92%, o que resulta em quase 2% de queda nesse ano. Por último, o Dow Jones teve a menor alta do dia, operando em +0,51% hoje. A bolsa da velha economia apresenta um resultado de -0,91% em 2022.

Com o maior otimismo do mercado em relação aos ativos de risco, o dólar também caiu, fechando cotado a R$5,58. Somente no dia de hoje, 11, a moeda americana caiu 1,67%. Isso representa a menor cotação da moeda no ano de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.