IBGE aponta queda de 0,3% no setor de serviços em setembro. Dados mostram retração.

O setor de serviços teve uma queda de 0,3% em setembro, segundo o IBGE. Foi o segundo mês consecutivo de recuo, acumulando perda de 1,6% e diminuindo o ganho anterior. Além disso, a pesquisa mostra que 17 das 27 unidades da Federação tiveram queda no volume de serviços.






Serviços no Brasil têm queda de 0,3% em setembro, aponta IBGE


Serviços no Brasil têm queda de 0,3% em setembro, aponta IBGE

Volume de Serviços no País

O volume de serviços prestados no país registrou queda de 0,3% em setembro, na comparação com o mês anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE.

Situação do Setor

O setor de serviços ficou 10,8% acima do nível pré-pandemia, porém 2,6% abaixo do ponto mais alto da série histórica. No acumulado do ano, o volume de serviços tem alta de 3,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Setor de Serviços Profissionais

O setor de serviços profissionais, administrativos e complementares teve destaque na queda, com recuo de 1,1%, impactado pela receita menor vinda das atividades jurídicas, de limpeza e de serviços de engenharia.

Queda em Atividades de Informação e Comunicação

A atividade de informação e comunicação também teve queda de 0,7% por conta do setor de suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI.

Setor de serviços tem queda de 0,3% em setembro, aponta IBGE

Setores com Alta

O setor de serviços prestados às famílias avançou 3% e o de outros serviços registrou alta de 0,8% em setembro.

Retração e Impactos Regionais

O volume de serviços apresentou queda de 1,2% em relação ao mesmo período de 2022, influenciado pelos setores de transportes e de outros serviços. São Paulo liderou as perdas do setor de serviços.

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento do setor de serviços no Brasil e em todas as unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas. A próxima divulgação será em 13 de dezembro.



A queda no setor de serviços no Brasil apontada pelo IBGE surpreendeu os analistas e gerou preocupações em relação à recuperação econômica. A maioria dos setores registrou queda, com destaque para serviços profissionais, administrativos e complementares, além de atividades de informação e comunicação. No entanto, alguns segmentos, como serviços prestados às famílias, tiveram alta, mostrando uma recuperação parcial. A próxima Pesquisa Mensal de Serviços será fundamental para avaliar se essa tendência se manterá nos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.