Fundos de investimentos ou ações: o que é melhor? Confira

Uma das maiores vantagens do mercado financeiro é dar aos investidores diversas opções para que ele consiga chegar no mesmo objetivo. Na renda variável isso também é possível. Isso porque o mercado financeiro tem diversas opções para fazer você investir em ações, direta ou indiretamente. Para isso, você tem ETF, BDR, mas também tem os fundos de investimentos em ações.

Por isso, muitos investidores ficam confusos na hora de investir. Será que vale mais à pena investir em fundos de investimentos ou em ações diretamente? Nesse texto, vamos mostrar as vantagens e as desvantagens de cada tipo de investimento, para que você possa tomar a melhor decisão, pensando no seu futuro.

Ações

Ações são pequenas partes da empresa que são listadas na bolsa de valores. Ao comprar uma ação, você vira sócio (dono) daquela empresa e, com isso, tem direito a um pedaço do lucro. Essa parte dos lucros é chamado de dividendos, que caem na sua conta automaticamente, sem você precisar fazer nada.

Apesar da facilidade e dos valores acessíveis, investir diretamente em ações não é tarefa fácil. Para quem está no início, é difícil saber todos os ativos listados, já que são mais de 400 ações na bolsa. Para quem já tem experiência, monitorar os balanços das empresas pode ser cansativo.

Contudo, comprar empresas que você mesmo analisa faz com que você fique mais tranquilo na hora de investir. Isso porque você decide onde vai colocar o seu dinheiro, de acordo com aquilo que você pensa sobre as empresas, sobre o mercado financeiro e com o futuro da economia também. Dessa forma, investir de forma autônoma dá mais liberdade para você escolher a sua alocação.

Em suma, investir diretamente em ações permite que você invista onde quiser. Apesar disso, o investidor deve ser paciente, tanto no início, quanto durante todo o processo

fundos de investimentos em ações
Foto: Marga Santoso | Reprodução

Fundos de investimentos em ações

Além das ações, as maiores gestoras do país fornecem, em sua grande maioria, fundos de investimentos em ações. Neles, uma equipe profissional analisa diversos ativos, de modo que você consiga investir no formato de condomínio. Ou seja, um fundo de investimento é um produto que tem diversos cotistas que, juntos, compram uma carteira de ações.

Dentre as maiores vantagens dos fundos, a estratégia é a principal delas. Isso porque é muito difícil para o investidor conseguir investir em empresa seguindo apenas um foco. Com isso, os fundos permitem diversificar em empresas com um foco em comum por um valor baixo. Por outro lado, é possível contar com uma gestão profissional para os seus investimentos, sem que precise fazer nada.

Por outro lado, os fundos cobram taxas que, quem investe por conta própria, não paga. Além disso, investindo em fundos de investimentos você não tem poder para escolher as ações nas quais colocará o seu dinheiro.

Por isso, o questionamento de qual é a melhor forma de investir não é comparável. Isso porque são investimentos diferentes, mesmo que tenham a mesma finalidade. Você pode escolher tanto investir em ações, quando investir nos fundos, da forma que ficar melhor para você. Além disso, nada impede que você invista das duas formas e, ao longo tempo, analise qual teve o maior rendimento e, com isso, possa tomar sua decisão definitiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.