InícioEconomiaEstagflação: saiba mais sobre este cenário econômico

Estagflação: saiba mais sobre este cenário econômico

Estagflação é uma palavra nova que vem preocupando cada vez mais os brasileiros. Essa é formada a partir da junção de “estagnação” e “inflação”. Representando assim um cenário econômico raro. Acompanhe o texto para saber mais sobre as causas.

A Estagnação econômica

O Ministério da Economia espera que o Brasil cresça 3.2% esse ano. Esse número parece otimista tendo em vista que uma pequena parcela da população foi vacinada. Portanto as atividades econômicas ainda não vão voltar por completo tão cedo.

Mesmo que essa expectativa de 3.2% se torne real, o Brasil ainda não terá de fato crescido. Uma vez que em 2020 houve queda de 4.1% na economia. Um valor maior do que é estimado em crescimento.

Desde modo o Brasil se encontra em estagnação econômica. Um dos fatores da estagflação. A estagnação se mostra através de crescimento baixo ou inexistente na economia de um país.

A Inflação

A inflação se mostra pela alta geral dos preços. É possível senti-la ao ir ao mercado, abastecer o carro, ou ao comprar produtos industrializados. Essa é mais um dos responsáveis pela estagflação.

Somando o acumulado do ano de 2020 a inflação brasileira chegou a 5.2%. Só nos primeiros três meses de 2021 já houve um crescimento total de 2.05% neste índice. 

Na prática isso significa que o Brasil está exportando mais produtos. Uma vez que a alta do dólar torna o mercado externo mais atrativo. Outros países já se recuperaram da pandemia e estão consumindo mais. Com isso sobram menos produtos para os consumidores internos e o preço sobe.

A inflação diminui o poder de compra de um consumidor. Com as altas dos preços as pessoas tendem a comprar menos.

O Desemprego

O desemprego é um terceiro fator que preocupa os brasileiros. Atualmente existem cerca de 14,3 milhões de desempregados no país.

Durante todo o ano de 2020 o desemprego esteve em alta, acima de 12%. Em 2021 estes números aumentaram. Em Janeiro a porcentagem de desempregados era de 14.2% da população economicamente ativa.

Apesar de não ser citado diretamente, o desemprego também é uma característica do cenário de estagflação.

A estagflação

Esse cenário não é comum. Isso porque quando a economia está estagnada os preços não sobem e não há inflação. 

Quando há muito desemprego e pouco crescimento em um país a população costuma comprar menos. Com isso há excedente de produtos no mercado. Assim os preços e a inflação caem. Incentivando a população a consumir.

Atualmente no Brasil está combinado a estagnação, com o aumento dos preços. Você pode estar se perguntando então o que nos levou a este cenário. A resposta é um fator externo. Em outras palavras, a pandemia.

O fato de outros países já terem se recuperado da pandemia, junto com a alta do dólar, incentiva os empresários brasileiro a exportarem. Com isso os preços no mercado interno sobem. Mesmo que aqui estejamos em uma estagnação, essa causada principalmente pela falta de políticas de combate a pandemia, que causou uma longa duração no Brasil.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS