InícioFinanças PessoaisCrédito Privado: Entenda o que é e como funciona

Crédito Privado: Entenda o que é e como funciona

Atualmente a taxa Selic está consideravelmente baixa, o que leva a muitos investidores considerarem a renda fixa uma opção de baixa rentabilidade. No entanto, conhecer o Crédito Privado pode garantir que investimentos em renda fixa sejam um tipo de investimento com grande rentabilidade.

O que é crédito privado?

O crédito privado é um tipo de investimento que atua totalmente com renda fixa, ou seja, com títulos que são emitidos por empresas privadas.

Neste caso, quando uma grande ou pequena empresa precisa de dinheiro, existem muitas formas de financiamento destinadas a elas.

Uma dessas formas de financiamento é através da emissão do título de crédito privado.

Como o crédito privado funciona?

Empresas que precisam de cada vez mais recursos para se manterem em expansão podem adquirir título de renda fixa.

Por isso, o crédito privado funciona como uma forma dessas empresas conseguirem dinheiro através do sistema de crédito privado.

No geral, funciona como uma forma de empréstimo. O investidor que vai comprar os títulos irá emprestar o dinheiro para a empresa.

Feito isso, esse investidor começa a receber todos os juros que foram acordados quando a compra do título foi realizada.

O retorno obtido desse empréstimo pode ser feito através de títulos prefixados ou pós-fixado.

Prefixado

Nos títulos prefixados toda a rentabilidade obtida pelo financiamento terá uma taxa considerada fixa.

Pós-fixado

Diferente do título prefixado, no título pós-fixado, o valor da rentabilidade vai ficar à disposição de um possível indicador.

Para que o investimento tenha garantia de um bom retorno, irá depender bastante da solidez da empresa.

Sendo assim, a única garantia que o investidor tem de receber seu retorno, é a confiança que ele depositará na empresa.

Títulos públicos e crédito privado têm diferença?

Existem sim algumas importantes diferenças entre títulos privados e títulos de crédito privado. É importante saber a diferença entre os dois para que não haja nenhuma confusão ou investimento realizado de forma errada.

Crédito privado

No caso desses tipos de títulos, as empresas sempre devem emitir títulos para que possam receber o financiamento de outros investidores.

A partir desse investimento feito na empresa, os investidores começaram a receber a rentabilidade deles. O valor dessa rentabilidade vai vir ou não, dependendo do valor da taxa Selic.

Títulos públicos

Os títulos públicos são conhecidos por serem os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

A pessoa física poderá realizar a compra e venda de títulos através do Tesouro Direto para o crédito privado. Neste caso, toda a remuneração será garantida totalmente pelo Tesouro Nacional.

Títulos privados

Os títulos privados são emitidos somente por bancos ou agências financeiras.

Quando um investidor compra um título privado ele, automaticamente, está fazendo um empréstimo a essa instituição financeira.

Neste caso, o empréstimo será devolvido ao investidor com o pagamento dos juros.

A rentabilidade desse tipo de título privado geralmente está associada ao CDI, considerado um dos mais próximos da taxa Selic.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS