Nubank lança fundo de reserva de emergência; saiba mais

Na onda de lançar fundos de investimentos para aumentar as opções dos investidores, o Nubank informou que lançará o Nu Reserva Imediata. Apesar de ter resgates rápidos, o fundo busca render entre 100% e 105% do CDI, o que dá retornos maiores que a NuConta. Com isso, a ideia do banco é aumentar os retornos das reservas de emergência dos investidores.

Com isso, o banco começa a lançar seus fundos da Nu Reserva, que pretendem ser de renda fixa e ter baixos prazos de resgate. Apesar disso, especialistas criticaram o intuito do banco, dado que para ter retornos mais altos, será preciso alocar em crédito privado, o que envolve maior risco.

Reserva de emergência: o que é isso?

A reserva de emergência é o dinheiro que o investidor precisará para casos urgentes, que demandem gastos fora do esperado. Para isso, o ideal é que o valor esteja em títulos seguros, que apenas subam. É o caso do Tesouro Selic ou da própria NuConta, que rende 100% do CDI. Apesar disso, o Nubank propõe que os retornos sejam maiores ao longo do tempo. Para isso, será preciso colocar crédito privado na alocação da carteira.

Contudo, no final de 2019 e também durante a crise do novo coronavírus, muitos fundos de crédito privado tiveram quedas nos valores das cotas. Isso porque a economia mundial ficou bagunçada, o que fez a inadimplência dos créditos privados subirem. Porém, de um modo geral, esses fundos de crédito privado costumam subir mais que a taxa Selic. Apesar disso, isso não quer dizer que sejam ideais para reserva de emergência. Como eles possuem um risco maior que o Tesouro Selic, o ideal seria o investidor fugir desses produtos na hora de guardar seu dinheiro para gastos emergenciais.

Por outro lado, o Nubank afirma que os créditos privados serão a menor parte da alocação. Isso serviria apenas para alavancar, minimamente, os retornos do fundo, sem que o investidor precise esperar um prazo maior para ter retornos acima do CDI. Isso porque atualmente o Nubank disponibiliza retornos maiores no aplicativo do banco, contudo existe um prazo de carência.

Nubank
Foto: Divulgação

O Nu Reserva do Nubank

O Fundo Nu Reserva Imediata é um fundo de investimentos em renda fixa com baixo risco. Porém, em alocação ele terá crédito privado, o que o torna mais arriscado que o Tesouro Selic. Dessa forma, o investidor que quiser deixar sua reserva de emergência no fundo precisa se atentar às possíveis quedas.

Além disso, o fundo contará com uma taxa de 0,3% ao ano de administração. O valor mínimo, segundo o Nubank, será de R$1,00, o que torna acessível para todos os investidores. Por outro lado, ele estará acessível apenas na NuInvest, a corretora comprada pelo banco com o intuito de entrar no mercado de investimentos.

Contudo, mesmo que o fundo renda acima do CDI, é importante que o investidor calcule os impactos das taxas. Isso porque no Tesouro Selic incide os 0,2% da B3, enquanto no fundo há os 0,3% da administração. Enquanto isso, opções como o PicPay e a NuConta não possuem taxas, o que é bom para o investidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.