CRÉDITO CONSIGNADO do Auxílio Brasil deve começar em SETEMBRO

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou nesta quarta-feira (17) que o crédito consignado do Auxílio Brasil deverá começar em setembro. No entanto, o ministro não disse qual será a data em que a operação entrará em vigor no país.

Em resumo, a lei que possibilita o desconto direto na fonte dos beneficiários do Auxílio Brasil foi sancionada no início deste mês. Além disso, também houve uma publicação do decreto que regulamenta essas concessões. Contudo, os brasileiros ainda não podem fazer esse tipo de contratação de crédito.

A saber, a operação ainda se encontra em fase de finalização. Em suma, o Ministério da Cidadania precisa editar normas complementares e, apenas após esse processo, que as instituições financeiras poderão iniciar as operações de crédito.

De acordo com o ministro, a publicação destas normas deverá acontecer até o início de setembro. Por isso que essa é a expectativa para o início da operação no país.

“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado”, disse Ronaldo Bento.

CAIXA TEM: perdeu a senha de acesso do app? Veja como recuperá-la

Crédito consignado do Auxílio Brasil vem recebendo críticas

Embora o governo venha se movimentando para liberar o crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil o quanto antes, diversas entidades vêm criticando o programa.

A saber, alguns bancos optaram por não operar essa modalidade para beneficiários do auxílio. Nomes como Bradesco e Itaú afirmaram que não vão oferecer o crédito consignado a estas pessoas.

De acordo com os bancos, há uma preocupação em relação ao aumento no endividamento das famílias. Até porque estes cidadãos já estão em situação de vulnerabilidade e, por isso mesmo, recebem o Auxílio Brasil. Inclusive, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) afirmou que a operação só favorece os bancos.

O próprio presidente Jair Bolsonaro disse que o “ideal é não pegar o empréstimo”. Contudo, ele também afirmou que “tem gente que precisa pegar pra saldar outras dívidas, pra pagar um juros menor”. Por isso, o governo decidiu oferecer a operação para os beneficiários do Auxílio Brasil.

Leia também: AUXÍLIO CAMINHONEIRO: o que fazer após autodeclaração?

O post CRÉDITO CONSIGNADO do Auxílio Brasil deve começar em SETEMBRO apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.