BTEK11: um ETF que mira no futuro da humanidade
Mais um ETF voltado ao mercado americano de tecnologia estará presente na B3 a partir do dia 16 de dezembro. O BTEK11 é um fundo que busca investir em empresas americanas voltadas ao setor de biotecnologia, de alta complexidade tecnológica e com liderança em mercado, principalmente no momento da pandemia. Com isso, o investidor conseguirá investir nas maiores farmacêuticas e empresas de biotecnologia do mundo.
Esse é mais um dos produtos da Investo, uma das maiores especialistas em criação de índices e de fundos do Brasil. Além desse, a empresa tem o ALUG11 e o WRLD11. Contudo, os outros produtos têm outras referências, mas também permitem uma diversificação de portfólio.
As vantagens do BTEK11
O BTEK11 é um ETF e, com isso, ele traz diversas vantagens aos investidores que desejarem entrar nele. Isso porque, como todo ETF, ele permite investir em diversas ações com pouco dinheiro. Além disso, ele se trata de uma forma de você se expor ao mercado americano. Por último, a gestão do fundo é de reconhecida capacidade profissional, o que aumenta as chances de sucesso.
Ao todo, o BTEK11 vai investir em 196 empresas de biotecnologia americana. Ao fazer isso, o ETF busca replicar o índice S&P Biotechnology Select Industry Index, representado, lá fora, pelo ETF XBI. Esse fundo tem, no total, US$9,2 bilhões sob gestão e conta com as principais empresas do ramo. Vale lembrar que os Estados Unidos são referência em biotecnologia no mundo e, juntamente com a China, teve liderança nos movimentos de vacina durante a pandemia.
A Investo destaca que a covid e a urgência por soluções inteligentes afetaram positivamente o setor. Isso porque a biotecnologia teve um avanço exponencial no ano passado e nesse ano, o que permitiu, também, que as empresas crescessem a percentuais enormes. Ainda, o ETF é igualmente rentável. Se pegarmos o índice desde seu início, de 2006 para cá o XBI, inspiração do BTEK11, rendeu mais de 800%, bem acima do Ibovespa que rendeu 163% no mesmo período.
Informações sobre o ETF
O BTEK11 investe em 196 empresas ligadas ao ramo da biotecnologia e isso permite que você entre em um mundo pouco conhecido pelos analistas brasileiros. Dessa forma, esse mercado, que ainda é muito concentrado, a nivel mundial, tem um grande potencial de receita e, com isso, de retorno das ações. O BTEK11 será cotado a R$10,00.
Além disso, o fundo contará com um percentual de 95%, no mínimo, investido no XBI, ETF referência. Nos outros 5%, a gestora pode decidir por comprar ações de empresas específicas ou, ainda, operar em contratos futuros ou demais produtos que achar relevante. O fundo contará com uma taxa de administração de 0,48% a.a. (0,83% a.a. de taxa total considerando o fundo de índice alvo, o XBI).
Além disso, o fundo é exposto à variação do dólar e também permite uma proteção cambial. Isso é bom em momentos de dólar alto, como atualmente, que protege os seus investimentos e dá uma rentabilidade maior. Dentro da alocação do BTEK11 estão empresas consolidadas, como Celldex, Cytokinetics, Moderna e TranslateBio.