Ibovespa surpreende, levanta voo e fecha no positivo

Desde o dia 8 de outubro, o Ibovespa não subia mais de 2% no dia. Desde essa data, o índice caiu 8% e nunca mais teve sinais de forte correção das quedas. Isso até hoje, ao fechar o pregão com uma alta de vultuosos 3,13%. O índice veio corrigindo parte das quedas e também sinalizando uma estabilidade política com a aprovação da PEC dos precatórios.

Apesar da alta de hoje, o cenário ainda é crítico, mas analistas comemoram o respiro que o índice deu no pregão dessa quinta-feira, 2.

Ibovespa voando

O Ibovespa veio em forte alta hoje com os dados da economia decepcionando pouco. Dessa forma, os investidores veem um cenário menos pior no Brasil, o que animou a compra um dia após o índice atingir as mínimas do ano. Com os dados do PIB e a aprovação da PEC dos Precatórios, o mercado ainda vê que nem tudo está perdido.

Começando pelo PIB, a riqueza total do Brasil caiu 0,1% no último trimestre. Para os investidores, ficar no zero a zero é uma expectativa boa, dado que as previsões eram de queda e que o cenário da economia não anda bem. Apesar da queda minúscula no total, a agropecuária despencou 8%, ao passo que o setor de serviços subiu 1,1%. Para alguns economistas, o Brasil entrou em recessão técnica, que é quando há dois trimestres seguidos de retração

Por outro lado, a aprovação da PEC dos Precatórios não é uma boa notícia também. O que o mercado gosta é do fim dessa questão. Ou seja, o mercado subiu porque a tramitação acabou, não porque concorda com ela. O projeto foi aprovado no Senado Federal hoje, com mudanças no texto que, segundo economistas, pioraram a situação. O projeto ainda vai à Câmara, mas apenas para formalidades.

A situação agora é que o Brasil pode gastar mais do que podia anteriormente, ficando sob responsabilidade do Executivo os valores e a forma. Na prática, uma possibilidade maior de inflação no longo prazo.

Ibovespa
Foto: Getty Images

Lá fora teve susto, mas acabou em pizza

Ao contrário do Ibovespa, as ações americanas deram um susto nos investidores, mas o final foi como o planejado no ano: alta dos índices. As bolsas subiram com a correção da queda de ontem e os investidores se conformando que a variante Ômicron está em análise e que nem tudo está perdido.

Durante o pregão, a Nasdaq chegou a operar em queda, mas reverteu o prejuízo e fechou com alta de 0,83%. O mesmo aconteceu com o S&P 500, que começou o dia abaixo, mas logo tratou de subir e fechar em 1,42%. O Dow Jones foi a exceção e operou em alta durante todo o dia. A alta de hoje foi de 1,82%.

As cotações de hoje não são as máximas históricas, mas mostram uma correção da queda desde o topo. Com isso, investidores que se perguntam se é a hora de vender as ações americanas tiveram um balde de água fria nessa quinta-feira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.