Ações Preferenciais: Inovações de investimento

As ações preferenciais apresentam suas características específicas para que um investidor saiba investir em ativos 

O mercado de ações atualmente abrange uma grande área de investimentos. Muitas dessas áreas estão relacionadas com a compra e venda de ativos. Com relação às ações preferenciais, também conhecidas como PN, existem também suas concorrentes, as ações ordinárias, e cada uma delas possui um perfil para investimento. Saiba mais sobre isso no artigo abaixo 

PN – Ações preferenciais 

Ações preferenciais
Imagem: Istock Photos

Muito diferente das ações comuns, as ações preferenciais garantem que seus acionistas e investidores ganham preferência com relação ao pagamento dos dividendos. 

Para que isso aconteça é necessário um dividendo mínimo obrigatório, para que aquela ação se torne uma ação preferencial. 

Mesmo que uma empresa feche ou venha a família, toda a preferência dos dividendos e ações continua sendo mantida. 

De que maneira ações ordinárias são distribuídas? 

Imagem: Istock Photos

Esse tipo de ação também costuma ser classificada como ações exigíveis. Neste caso, uma empresa adquire total direito de comprar todas essas ações preferenciais de volta de seus acionistas. 

Apesar de ser considerado um grande privilégio e uma grande vantagem, apenas uma ação preferencial é disponibilizada para cada ação ordinária de uma empresa. 

Como identificar esse tipo de ação? 

Ações preferenciais
Imagem: Istock Photos

As ações preferenciais possuem grande diferença de qualquer outro tipo de ações, até mesmo das ações mais comuns do mercado. 

No entanto, além dessas diferenças peculiares, também existe outra forma de identificá-las. 

Cada empresa que adquire esse tipo de ação pode fazer uma distinção através de alguns sinais específicos. Exemplo de números que podem aparecer logo abaixo da sigla da empresa. 

Ações ordinárias são únicas, mesmo assim ainda são classificadas como sendo ações de número 3. No entanto, quando se trata desse tipo de ações, podem existir várias:

  • 4 – Ações;
  • Classe A: 5 – ações preferenciais;
  • Classe B: 6 – Ações preferenciais;
  • 7 – Ações preferenciais: Classe C;
  • 8 – Ações preferenciais: Classe D;

Cada ação possui em si uma diferença de direitos garantidos e restrições empresariais. Permitindo, assim, que a identificação de cada tipo de ação possa ser feita dentro e fora da empresa. 

Principais diferenças entre dois tipos de ações: Preferenciais e ordinárias

Ações preferenciais
Imagem: Istock Photos

Ações preferenciais e ações ordinárias agem de forma diferentes dentro de uma ou de cada empresa. 

Ações preferenciais 

Dentro desse tipo de ação, acionistas que os adquiriram têm o direito de receber o valor mínimo de cada dividendo primeiro que qualquer outro acionista. 

Mesmo quando uma empresa entra em falência ou leva seus produtos a liquidação, o pagamento é mantido para esses acionistas preferenciais. 

No entanto, eles não possuem nenhum poder de voto dentro de uma assembleia seletiva de acionistas. 

Ações ordinárias 

Imagem: Istock Photos

Quem garante ações ordinárias possuem direito a voto, entretanto, o voto desses acionistas não possui poder nenhum de veto. 

Acionistas que adquirirem esse tipo de ações se vê livres de dívidas consideradas responsabilidades da empresa. Neste caso, caso a empresa venha a falir, todo o patrimônio reservado aos acionistas continuará intacto. 

Além disso, em casos de venda da empresa, acionistas de ações ordinárias podem participar da tag along. Ou seja, possuem direito de receber cerca de 80% de valores pagos a controladores da empresa. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.