Méliuz comunica fim de parceria com Banco Pan
A Meliuz, aplicativo de cashback, anunciou na última sexta-feira (19) o fim da parceria com o Banco Pan para a emissão de cartões de crédito. Isso porque a empresa, que ainda não poderia fornecer esses serviços, passará a disponibilizar, de forma autônoma, a partir de janeiro.
Apesar do anúncio, os cartões já existentes seguem funcionando normalmente. A medida faz parte de uma nova roupagem da Méliuz para o ano que vem.
O que aconteceu?
A Méliuz decidiu descontinuar os seus serviços com o Banco Pan, devido à reformulação de seu aplicativo, que ocorrerá em janeiro de 2022. Com isso, a empresa de cashback passará a oferecer todos os serviços de forma autônoma. A parceria foi de grande sucesso no início e permitiu o cashback automático em compras em lojas parceiras pela primeira vez no Brasil.
Com isso, a própria empresa emitirá os cartões de crédito, o que torna desnecessária a parceria. Além disso, no novo app, a empresa terá serviços de transferência via PIX e uma modalidade para os apaixonados pelas criptomoedas: o criptoback.
Esse serviço dará cashback na compra de criptomoedas, que poderão ser executadas dentro do novo aplicativo da Méliuz. A fintech, altamente digital, busca ter a cara do novo mercado financeiro ao aderir às criptos. A possibilidade de vender e comprar criptoativos será um serviço inovador para os bancos brasileiros. Atualmente, nenhuma instituição financeira do Brasil fornece esses serviços com muita facilidade.
Méliuz está crescendo, mas…
Ao informar seus resultados do terceiro trimestre de 2021, a Méliuz informou que está crescendo, de fato. Isso porque a empresa tem quase 21 milhões de contas abertas, sendo 9,5 milhões de contas ativas. Em relação ao ano passado o crescimento foi de 78% nas contas abertas e de 168% nas contas ativas, o que representa mais de 30 mil contas por dia.
Além disso, a empresa informou ao mercado que atingiu o seu maior GMV desde o início de suas operações. O mercado utiliza o indicador GMV para calcular o volume bruto de mercadorias de empresas que trabalham com o e-commerce.
Apesar desses excelente números em questão de usuários, a empresa fechou com um prejuízo líquido de R$4,5 milhões, o que não agradou o mercado. Apesar disso, o resultado parece fazer parte de um programa de expansão da empresa, que começa a ganhar o gosto dos consumidores brasileiros. Por isso, a expectativa é que a empresa consiga atuar de forma mais forte nessa Black Friday.
Além disso, sobre o cartão de crédito, a empresa informou que o terceiro trimestre de 2021 finalizou com mais de 7 milhões de solicitações da bandeira co-branded com o Banco Pan, que agora deixará de existir. A empresa ainda disse que durante o terceiro trimestre desse ano, os pedidos somaram 1 milhão, contrastando com 1,5 milhão do trimestre passado. Segundo a empresa, “essa redução já era esperada, já que no meio do 3T21 deixamos de fazer qualquer campanha paga de marketing relacionada ao cartão co-branded”, afirma a nota.