Nômade Digital: a nova modalidade do mercado de trabalho
Com o advento da pandemia, o mercado de trabalho foi totalmente modificado e as empresas correram para a digitalização de processos. Além disso, o alto desemprego fez o setor de freelancer crescer, o que cresce a autonomia dos trabalhadores. Por isso, um novo termo surgiu: nômade digital.
As características dessas pessoas são o trabalho descentralizado, a digitalização de suas tarefas e o principal de tudo, a liberdade geográfica.
O que é um nômade digital?
Nômade digital é uma pessoa que não tem residência fixa e faz suas atividades remuneradas através da internet. Com isso, ela consegue viajar o mundo enquanto trabalha, de forma a explorar os quatro cantos do mundo, na chamada liberdade geográfica. E, por incrível que pareça, não é difícil aderir a esse modo de vida.
Os nômades digitais costumam trabalhar em diversos setores. Além disso, eles têm diversas fontes de renda, o que garante uma estabilidade maior financeiramente falando. Com isso, você pode ser ilustrador, editor de vídeo, escritor, consultor de qualquer coisa ou ter qualquer atividade que possa ser feita online. Dessa forma, você trabalha de onde quiser, sem deixar de fazer aquilo que gosta.
E é exatamente por isso que essas pessoas são tão admiradas: elas trabalham com o que gostam e viajam 24 horas por dia. É comum vermos nômades escrevendo em sites brasileiros enquanto viajam para França, Marrocos ou qualquer outro país do mundo. Vale lembrar que a grande maioria dos nômades digitais não são influenciadores digitais. Isso porque o modo de vida ficou bastante conhecido na internet recentemente.
Uma simples busca no Google permite que você saiba, pelo menos, 10 formas de ganhar dinheiro pela internet. E tudo isso sem muita burocracia e com o potencial de ganhar um dinheiro bom, de fato. Por isso, não é difícil aderir ao modo de vida, mas é preciso esforço no início para ter uma largada sólida.
As fases do nomadismo
Para ser um nômade digital é preciso ter uma mudança de mentalidade bastante relevante em alguns casos. Isso porque essas pessoas estão sempre em movimento, o que as impede de muitas coisas, apesar de os benefícios serem enormes. Além disso, uma solidez financeira é um grande passo para começar.
Pelo fato de estarem sempre na estrada, o nômade digital não costuma ter muitas coisas. Nesse ponto, uma mochila com roupas e utensílios de higiene e outra com os equipamentos para trabalhar são as características mais fortes dessas pessoas. Com isso, elas tem algumas mudas de roupas e o essencial para o trabalho. Sem muito acúmulo de coisas, mas sim de experiências.
Por outro lado, o início da jornada pode ter um custo elevado. Isso porque você ainda não tem o conhecimento completo de como ter passagens baratas, estadias mais acessíveis e locais menos custosos. Como você vai pegando esse jeito com o tempo de viagem, o início pode ser caro. Apesar disso, uma reserva de emergência com 6 meses dos gastos planejados para o início podem dar a tranquilidade necessária.
E para ser um nômade digital é preciso de muito planejamento antes de colocar o pé na estrada. Apesar disso, quase 100% das pessoas que tomaram esse rumo não se arrependem. Pelo contrário, eles não vislumbram um endereço fixo por muito tempo.