Como conseguir um emprego na área que você quer

O desemprego está em alta no país, mas também temos muitas vagas de emprego abertas nas principais empresas do país. Especialistas acreditam que a falta de estudos dos brasileiros atrapalha na hora do emprego e isso pode ser um diferencial.

Por isso, nesse texto vamos dar 5 dicas para aumentar as suas chances de conseguir um emprego na próxima entrevista.

Não foque apenas na sua área

Para conseguir um emprego, é importante que você saiba coisas de fora da sua área. Não estamos falando de saber matérias do colégio, nem nada disso. Mas alguns setores da vida não acadêmica podem, e vão, ajudar você.

O primeiro setor é estudar oratória. Ninguém nunca ensinou isso a você no colégio nem na grande maioria dos cursos, mas é fundamental para que a sua mensagem chegue do outro lado. Isso porque ao estudar oratória, você saberá como se comunicar, utilizar os tons certos e também será como expressar as suas ideias da melhor forma.

A segunda dica é estudar linguagem corporal. Isso porque o modo como você se posiciona na sua entrevista vai definir como você vai se portar. Dessa forma, você pode não perceber, mas o entrevistador provavelmente sabe o que os seus movimentos querem dizer. Por isso, se você puder se adiantar a essa análise, você tem grandes chances de ganhar a vaga de emprego.

Você Também pode gostar:

A terceira dica é estudar a empresa para a qual você está aplicando. Isso porque é preciso que o entrevistador saiba que você tem os mesmos valores da empresa, concorda com as políticas da companhia e, claro, quer se tornar parte dessa jornada ao se candidatar na vaga de emprego.

emprego
Foto: Valeria Boltneva / Pexels

As suas habilidades antes do emprego

Além de saber coisas externas, como conteúdos de oratória e linguagem corporal, também é interessante você saber coisas sobre você. Processos seletivos vão perguntar das suas principais características e você deve saber respondê-las.

Por isso, a quarta dica é você saber as suas habilidades e suas fraquezas. Para isso, faça testes vocacionais da internet e pesquise em sites especializados sobre processos que ajudarão você nisso. Quando você sabe as suas qualidades e as habilidades que você não tem, você ainda consegue direcionar as vagas de emprego para as quais vai concorrer. Com isso, você também terá maiores chances de conseguir o seu lugar na empresa.

A quinta dica é muito, mas muito importante. Ela servirá para dar escala ao seu perfil. Trata-se de um perfil no LinkedIn. Essa rede social é a maior empresa de empregados e empregadores do mundo e, por isso, ter um perfil por lá é, basicamente, colocar o seu rosto no mundo. Com isso, você consegue ver o que as pessoas estão fazendo e os cursos que estão em alta.

Com essas 5 dicas, você aumenta muito as suas chances de ganhar um emprego. Claro que existem mais fatores que esses cinco, mas com esses passos iniciais, você com certeza ficará na frente da grande maioria dos seus concorrentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.