WhatsApp disponibiliza compras no aplicativo para pessoas com cartões Visa e Mastercard

O WhatsApp disponibilizou o serviço de pagamentos para indivíduos e pequenos negócios no Brasil. Agora, o aplicativo permite uma experiência de compra completa nas conversas, sem necessidade de sair do chat para efetuar a transação.

Anteriormente, já era possível localizar empresas, trocar informações e finalizar compras diretamente no WhatsApp, mas o pagamento não ocorria dentro do app. Com a atualização, essa etapa se integra ao processo comercial.

A funcionalidade já está disponível para os usuários com a versão mais recente do aplicativo instalada. A liberação para as empresas ocorrerá de forma gradativa, e a expectativa é que leve alguns meses até estar totalmente implementada.

Em 2020, a Meta anunciou a função de pagamento no WhatsApp, porém o recurso foi bloqueado pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Após anos de suspensão, os usuários brasileiros agora podem utilizar a ferramenta.

O Banco Central removeu, em março, as restrições que impediam transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago (P2M) no aplicativo de mensagens no Brasil. Até então, o aplicativo permitia somente transferências de recursos entre pessoas (P2P).

WhatsApp: Pagamento é liberado pelo Banco Central. Foto: Divulgação
WhatsApp: Pagamento é liberado pelo Banco Central. Foto: Divulgação

Concorrência com o Pix?

Durante a suspensão do serviço em 2020, o Banco Central e o Cade expressaram preocupações sobre o impacto do uso da ferramenta em relação aos sistemas de pagamento existentes no país. Pouco tempo depois, o Banco Central lançou o Pix, um serviço de pagamento instantâneo.

Com relação à possibilidade da ferramenta de pagamento do WhatsApp representar concorrência para o serviço instantâneo brasileiro, Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina, afirmou à Reuters que vê o recurso do aplicativo de mensagens como “complementar ao Pix”. Além disso, de acordo com Horn, a intenção é incluir o Pix no aplicativo no futuro.

Como funcionará?

O novo serviço possibilitará pagamentos sem a necessidade de gerar links externos para cobranças com cartão, abrir outros aplicativos ou realizar pagamentos em dinheiro.

Os consumidores poderão utilizar cartões de débito, crédito e pré-pago das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos por bancos e instituições financeiras participantes.

Após inserir os dados do cartão, os usuários poderão concluir as transações diretamente na conversa. Veja como ativar o recurso.

Siga os passos abaixo para habilitar pagamentos no WhatsApp:

  • Abra o WhatsApp e acesse a página inicial de “Pagamentos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS, e depois em “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business);
  • Para criar uma conta, toque em “Adicionar forma de pagamento”;
  • Defina um PIN de pagamento (utilizado para confirmar seus pagamentos com segurança). Se compatível com seu dispositivo, também é possível configurar impressão digital ou reconhecimento facial como método alternativo de autorização;
  • Insira seus dados pessoais (ex.: nome completo, CPF, CEP) para verificação de identidade;
  • Adicione seu cartão de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago, inserindo as informações do cartão e confirmando-as através de mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do banco. Após a verificação, você estará apto a realizar pagamentos.

Lembre-se de que os pagamentos só podem ser realizados para empresas já habilitadas a receber pelo WhatsApp.

Para realizar o pagamento, o usuário receberá uma solicitação da empresa contendo os produtos selecionados.

  • Toque em “Revisar e pagar” para verificar os detalhes da solicitação;
  • Para efetuar o pagamento, toque em “Proceder ao pagamento” e escolha o método desejado;
  • Confirme o cartão a ser utilizado e insira seu PIN ou biometria para finalizar a transação – tudo isso sem sair da conversa;
  • O status do pagamento pode ser acompanhado diretamente no chat ou na página inicial de “Pagamentos”.

Os bancos e instituições financeiras participantes, cujos cartões de débito, crédito e pré-pagos podem ser utilizados no serviço de pagamentos do WhatsApp, incluem:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • BTG Pactual;
  • Caixa;
  • Inter;
  • Mercado Pago;
  • Neon;
  • Next;
  • Nubank;
  • Santander;
  • Sicoob;
  • Sicredi.
  • Os cartões Itaú serão aceitos em breve.

E quanto às empresas?

As empresas devem usar o aplicativo WhatsApp Business, versão voltada para pessoas jurídicas, com recursos como catálogo e mensagens automáticas, e ter uma conta vinculada a um dos adquirentes participantes – Cielo, Mercado Pago e Rede.

De acordo com o WhatsApp, outros adquirentes em fase de testes também estarão disponíveis no serviço em breve.

Com a versão atualizada do WhatsApp Business, a empresa deverá vincular uma conta de um dos adquirentes compatíveis para aceitar pagamentos de clientes com cartões de crédito, débito e pré-pago.

Essa funcionalidade complementa o recurso já existente no WhatsApp (WhatsApp Pay) que permite transferência de dinheiro entre pessoas diretamente no aplicativo.

Segurança e suporte

O WhatsApp assegura que o serviço é seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e os usuários precisam criar um PIN de pagamento que será exigido para cada transação.

Adicionalmente, o WhatsApp oferece suporte em tempo real aos usuários do serviço de pagamentos, acessível das 8h às 17h (horário de Brasília) diretamente no aplicativo.

Os usuários também podem consultar a seção Ajuda em www.whatsapp.com para obter informações adicionais e respostas às perguntas frequentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.