InícioFinanças PessoaisDicasViver de renda, conheça alguns métodos

Viver de renda, conheça alguns métodos

Você sabe o que é a independência financeira? Este é o conceito criado para falar sobre pessoas que vivem de renda e ou não precisam trabalhar para se sustentar. Apesar de parecer um mito essa já é a realidade de muitas pessoas e não apenas daqueles que nasceram super ricos.

Sendo assim, caso queira saber mais sobre o assunto e conhecer alguns caminhos para alcançar o objetivo, continue a leitura. Preparamos um artigo com informações sobre o tema que podem te interessar.

O que é independência financeira?

Você talvez tenha conhecido esse conceito com outro nome, como por exemplo “viver de renda”. Sendo assim, alcançar a independência financeira significa ter investimentos e aplicações financeiras o suficiente para tirar um valor mensal que sustente você e os seus dependentes.

Se engana quem pensa que é impossível alcançar este objetivo sem ter nascido rico. O que não falta na atualidade são coaches profissionais na internet que disponibilizam dicas para se alcançar esta condição.

A verdade é que sem dúvida não é fácil viver de renda. Sendo assim, é necessário que haja muito estudo sobre o mercado financeiro e muito tempo investindo em diversas aplicações. Mas, acima de tudo, é necessário ter disciplina.

Isso porque para se alcançar a independência financeira serão necessários anos de aplicações todos os meses e ceder a pequenos caprichos pode prejudicar seu objetivo. Por isso, caso esteja com este plano em mente, já conheça quais as características que lhe serão necessárias.

Algumas formas para viver de renda

Para viver de renda é necessário que você tenha um conjunto de ativos que forneça renda passiva o suficiente para o seu sustento todos os meses. Por isso, antes de mais nada você deve pensar qual o seu custo de vida. 

Caso dois mil reais sejam o bastante para te sustentar todos os meses, você irá demorar menos para atingir a independência financeira. No entanto, vale lembrar que quanto maior o custo de vida, mais ativos devem ser acumulados.

O Tesouro IPCA com juros semestrais pode ser um bom investimento para quem já tem o dinheiro suficiente. Essa aplicação faz um depósito a cada seis meses com os rendimentos. Sendo assim, é possível repartir o montante recebido no tempo até que haja um novo pagamento. Devido ao índice deste ser o IPCA (inflação), você não terá perda no seu poder de compra.

Para alcançar a independência financeira com o Tesouro IPCA com juros semestrais seria necessário o investimento de cerca de trezentos mil reais hoje. Apesar de ser um valor bem alto, você pode fazer aplicações em outros investimentos de curto prazo com o objetivo de juntar este montante.

Ações com dividendos e proventos também são outra opção para quem quer alcançar a independência financeira. Para esta é necessário que haja um constante estudo e análise do mercado financeiro.

Por fim, uma outra forma de se viver de renda é possuir imóveis e propriedades o suficiente para tirar do aluguel destas dinheiro para o seu sustento. Neste caso, vale ressaltar que será necessário estar sempre atento para que os mesmos estejam ocupados e assim manter a renda.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS