InícioRenda FixaTesouro DiretoTesouro IPCA com juros semestrais, saiba mais

Tesouro IPCA com juros semestrais, saiba mais

Hoje falaremos sobre uma das categorias de investimento em renda fixa. Este é o Tesouro IPCA com juros semestrais. Com certeza você já conhece o Tesouro Direto, mas sabe quais são as características deste tipo específico de investimento?

Caso queira aprender mais sobre o assunto continue a leitura do texto a seguir. Preparamos um guia completo com as informações que podem te ajudar a se situar neste meio e começar a investir.

O que é o Tesouro IPCA com juros semestrais?

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que o pagamento dos seus lucros no Tesouro Direto pode acontecer de dois jeitos diferentes. Portanto, em uma primeira opção você recebe o valor investido e os lucros todos no final de um período combinado. 

Por outro lado, existem modalidades onde você receberá o principal, nome dado ao valor que investiu, no final do período, e terá os lucros depositados semestralmente. Esse é o caso do Tesouro IPCA com juros semestrais.

Sendo assim, essa forma de investimento possibilita ter uma renda passiva a cada seis meses. Caso esteja procurando uma forma de aumentar os rendimentos, essa pode ser uma boa solução.

Por fim, vale dizer que o índice usado pelo Tesouro IPCA com juros semestrais é o valor da inflação mais uma taxa pré fixada. Por isso, você não precisa ter medo de perder poder de compra, uma vez que o mesmo irá sempre vencer a inflação.

Para quem é indicado?

O Tesouro IPCA com juros semestrais é indicado para quem acredita na renda fixa ou tem uma maior afinidade com esta. Por isso, essa é uma boa opção caso o seu perfil de investidor seja mais conservador.

Ao mesmo tempo, quem já possui um patrimônio considerável pode usar este investimento para ter uma renda passiva a cada semestre. Uma estratégia muito usada é juntar dinheiro com aplicações de curto prazo e depois aplicar estas no Tesouro IPCA com juros semestrais.

Outro perfil que combina com este tipo de investimento é o do investidor que não quer esperar muito tempo até recolher seus rendimentos. Sendo assim, optar pelos juros semestrais garante um retorno mais rápido do que esperar até 10 anos, como outros títulos do Tesouro Direto propõem.

Onde comprar eu posso este título?

Para que você tenha acesso ao Tesouro IPCA com juros semestrais você pode entrar em contato com uma corretora de ações e pedir para adquirir um destes títulos públicos. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de comprar estes por conta própria no site do Tesouro Direto.

Vale lembrar que as corretoras podem cobrar taxas pelo seu serviço, então neste caso onde é possível investir por conta própria, esta pode ser uma boa opção. Caso tenha dúvidas é possível encontrar vídeos com passo a passo ensinando como fazer a aplicação.

Por fim, vale lembrar que a aplicação mínima tem um custo de trinta e dois reais. Portanto, saiba que não é necessário um grande valor para começar a planejar o seu futuro e investir em renda fixa.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS