InícioDireitos do TrabalhadorQuais documentos são necessários para fazer a carteira de trabalho?

Quais documentos são necessários para fazer a carteira de trabalho?

A tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho que tem como função garantir os vínculos de trabalho do empregado.

A carteira de trabalho pode ser emitida para qualquer cidadão brasileiro que tenham 14 anos ou mais.

E esse documento pode ser retirado na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do seu estado (Sert) ou em alguns Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Na carteira do trabalho, são informados a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Assim, com essas informações, o trabalho tem garantido os seus direitos trabalhistas, como:

  • Aposentadoria;
  • Seguro-desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Documentos são necessários para fazer a carteira de trabalho

Para retirar a carteira de trabalho, são necessários alguns documentos. Veja qual caso você se encaixa:

1° via da carteira de trabalho:

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc.);
  • Documento de identificação original, como RG, CNH e etc.;
  • CPF;
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

2° via da carteira de trabalho:

Para quem perdeu a sua carteira de trabalho ou teve ela furtada, roubada e outros fatores que não possa ser usada novamente, veja quais os documentos são necessários para a emissão da carteira de trabalho.

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc.);
  • Documento de identificação original, como RG, CNH;
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS);
  • Carteira de Trabalho (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
  • Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).

 

Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS