VALORES A RECEBER de volta! Veja como consultar pelo CPF se tem dinheiro esquecido

As consultas por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central (BC), foram reabertas no dia 28 de fevereiro. Ainda mais, dentro de poucos dias, mais precisamente no dia 7 de março, os saques serão reabertos.

Assim, diante desta novidade, trazemos um alerta aos leitores do Brasil 123. Fiquem atentos aos sites para a sua consulta.

No final deste artigo trazemos o site oficial do Banco Central para que você realize a sua consulta.

Boa leitura!

Valores a receber

Você Também pode gostar:

De acordo com o BC, nesta nova fase, retomada após 11 meses de interrupção, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm R$ 6 bilhões a receber.

Contudo, a grande maioria tem valores a receber muito baixos, o que nos leva a observar, principalmente nas redes sociais, comentários de deboche por parte dos brasileiros, quando mencionam ter centavos ou R$ 1 para resgatar.

Ainda mais, vale destacar que o sistema terá novidades importantes, tais como a impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.

Além disso, haverá uma sala de espera virtual, que permite a todos os usuários fazer a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Uma outra novidade é que haverá a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Também haverá mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate do dinheiro esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Leia ainda: INSS: ‘Em curto prazo, vamos acabar com as filas’, afirma ministro

Já consultei da outra vez, preciso fazer de novo?

Sim! Isso porque a nova fase do Sistema de Valores a Receber incluiu fontes de dinheiro esquecido que não estavam nos lotes do ano passado.

Desse modo, foram acrescentadas contas de pré ou pós pagamento encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Então, além destes novos, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado:

Conta-corrente ou poupança encerrada;
Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participante de cooperativas de crédito;
Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
Tarifas cobradas indevidamente;
Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Confira também: CADASTRO ÚNICO: Aplicativo tem nova funcionalidade para quem se registrou indevidamente

Como fazer a consulta dos valores a receber pelo CPF ou CNPJ?

Vale reforçar o que já foi comentado no início do artigo. O Banco Central alerta os cidadãos para que não caiam em golpes e fiquem atentos ao canal oficial do Sistema de Valores a Receber, que fica neste link.

Ao acessar, de imediato você terá diversas observações que o banco lhe traz.

Então, para consultar se tem valores a receber de algum banco, consórcio ou outra instituição, saiba que os dados necessários são:

Pessoa física: CPF e data de nascimento; ou
Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura.

A saber, você deve clicar no link de consulta disponibilizado pelo Banco Central, e preencher os dados informados acima. Clique em “Consultar”.

O resultado será apresentado na tela, informando se tem valores a receber.

Sendo assim, se a resposta for positiva, a partir do dia 7 de março você deve acessar o sistema SVR para solicitar o resgate do seu dinheiro esquecido.

Com informações da Agência Brasil e do Banco Central

Veja ainda: Minha Casa Minha Vida: Governo estuda GRATUIDADE para quem recebe Bolsa Família

O post VALORES A RECEBER de volta! Veja como consultar pelo CPF se tem dinheiro esquecido apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.