Sérgio Moro encontra Eduardo Leite no RS
O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro se encontrou hoje, 4, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A viagem de Moro ao estado gaúcho se dá uma semana após a derrota de Eduardo Leite nas prévias do PSDB, sigla da qual faz parte. Moro, por outro lado, está em campanha presidencial e se mostra como um dos candidatos nas eleições de 2022.
Vale lembrar que nessa semana Moro e Doria conversaram sobre uma possível aliança entre os partidos, o que na prática diminuiria o tamanho da chamada terceira via.
Moro no Rio Grande do Sul
Sérgio Moro está no Rio Grande do Sul para fazer parte da convenção do seu atual partido, o Podemos. Marcada para acontecer na manhã desse sábado, a convenção iniciou com protestos contra o ex-juiz. O ato, que durou menos de 10 minutos, falou contra as medidas do ex-juiz na Operação Lava-Jato e criticou sua orientação econômica de direita.
Apesar dos protestos, Moro não presenciou o fato por estar tomando café da manhã, marcado anteriormente, com o governador do estado, Eduardo Leite. Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o ex-juiz, que teria se vendido ao governo Bolsonaro, segundo manifestantes. “Fora Moro”, “juiz vendido” e “traidor” foram alguns dos xingamentos.
Apesar dos protestos, Moro é a liderança mais forte na chamada terceira via. Segundo o DataFolha, ganharia de Bolsonaro em um possível segundo turno, caso chegasse até lá. Contudo, Lula e Bolsonaro têm as duas maiores votações em um primeiro turno, o que leva o Podemos a precisar levantar ainda mais a campanha de seu candidato. Por isso, a ida à convenção é uma tentativa de popularizar Moro no estado, dado que o partido não tem popularidade no Rio Grande do Sul. O representante mais forte por lá é Lasier Martins, conhecido porque trabalhou na RBS TV, filiada da Rede Globo no estado.
A conversa dos políticos
Em postagem na sua rede social, o governador Eduardo Leite citou que ambas as figuras convergem em diferentes assuntos políticos. Além disso, para Leite, priorizar as ideias semelhantes é uma excelente forma de impulsionar um candidato que não seja Lula ou Bolsonaro.
“O combate às desigualdades, a retomada da economia e a importância da construção de convergências políticas para trazer o país de volta ao equilíbrio e ao bom senso estiveram na pauta. Obrigado pela visita!“, postou Eduardo Leite. Por outro lado, Moro afirmou, em nota, que o encontro foi marcado para tratar dos “desafios da construção de um Brasil justo para todos, por meio do combate às desigualdades sociais e da recuperação da economia, com a geração de emprego e renda para os brasileiros“.
Apesar do encontro e das especulações, ainda não se sabe se Moro e Doria (PSDB) juntarão forças em uma possível chapa. Além disso, o PSDB ainda sofre com o boato de que Alckmin e Lula formarão uma chapa. Contudo, Alckmin teria que sair do partido, afirmam integrantes da cúpula do PSDB.
Em entrevista recente ao Conversa com Bial, Moro mostrou uma cara diferente, com uma oratória mais aprimorada e citando nomes de um de seus integrantes na economia. O candidato busca, agora, apoio popular para tentar um segundo turno.